1ª Reunião de Diretoria Aeamc de 2020

Dia 27 de janeiro foi dia de iniciar as reuniões de diretoria da Aeamc da gestão 2020/2021.

 

No primeiro encontro, além da aprovação do calendário de reuniões ordinárias de diretoria do ano, o assunto principal foi sobre o Movimento “Pedágio Não”, bem como a ajuda que a Prefeitura pediu à entidade em relação à avenida Eng. Miguel Gemma.

 

Ficou definido, ainda, a realização de um cronograma de atividades por parte de cada diretoria para este ano, que será apresentado na próxima reunião.

 

Também tivemos a visita da jornalista Marilei Schiavi, da Rádio Metropolitana, que foi fazer uma visita à sede e aproveitou para acompanhar as discussões, ao lado do marido Anderson Mello, que é engenheiro ambiental e nosso mais novo associado.

 

Movimento “Pedágio Não”

Em relação ao pedágio, o movimento encontra-se na fase de espera da resposta da Artesp sobre os pontos técnicos levantados pelos profissionais e também do governador João Doria.

 

Neste sentido, também estamos aguardando um posicionamento do prefeito de Mogi, Marcus Melo, sobre uma reunião com o governador ou vice-governador, Rodrigo Garcia, já que ele se comprometeu a tentar agendar.

 

Além disso, a Aeamc vai enviar, ainda esta semana, um ofício ao Doria, solicitando esse encontro, assim como os representantes do Condomínio Aruã.

 

Atualmente, já são 40 pontos físicos para coleta de assinaturas no Alto Tietê e mais de 10 mil assinaturas físicas e 30 mil online.

 

A Marilei reforçou o seu posicionamento contra a instalação de um pedágio na Mogi-Dutra e disse que vai ajudar no que for possível o Movimento.

 

Miguel Gemma

Após a solicitação de apoio do prefeito à Aeamc para uma avaliação conjunta na avenida Eng. Miguel Gemma, uma reunião com o secretário de Obras, Thiago Takeuchi, foi marcada para esta quarta-feira. Os profissionais da Associação também vão agendar uma vistoria no local para fazer um mapeamento dos piores pontos da via para apresentar ao prefeito as melhores alternativas para a melhoria do local.

 

Extras

Nos assuntos extras, o nosso diretor-financeiro, Mauro Rossi, que também é inspetor-chefe do Crea-SP, informou que o CAF tem interesse em fazer um Termo de Cooperação entre Crea-SP e Prefeitura para facilitar a fiscalização, com o objetivo de proteger a sociedade. Para isso, está agendada uma reunião com o secretário de Planejamento, Claudio de Faria Rodrigues, e o gerente-regional do Crea-SP, nesta quarta-feira.

 

O arquiteto Paulo Pinhal, que é conselheiro da Associação, falou sobre o Casarão dos Duques, que o Comphap está lutando para a sua preservação. Também revelou que quer fazer parceria entre a Aemac e a Escola de Arquitetos para cursos voltados aos profissionais.

 

A diretora de Arquitetura da Aeamc, que também é gerente-regional do CAU-SP, Jane Marta, disse que, desde que chegou na gerência, está tentando um Termo de Cooperação entre o CAU e a municipalidade, pois o TC faz parte do planejamento estratégico do Conselho. Citou, ainda, que o CAU-SP está com concurso público aberto para arquitetos.

 

O diretor Marcelo Manna, que é engenheiro florestal, reforçou que a atuação nos Conselhos Municipais, tanto o de Meio Ambiente quanto o do Parque Municipal, está forte, especialmente em relação à arborização de Mogi.

 

Ao final, foi servido um coffee break de boas-vindas a todos os participantes.

Veja como foi a 1ª reunião: