Aeamc inicia atividades do CreaLab – 26/10/23

Na terça-feira, dia 24 de outubro, teve início as atividades do CreaLab da aeamc. Um evento que reuniu Diretores, convidados e profissionais da área de inovação. Na abertura, o Presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, destacou a importância do novo espaço na Associação. “Essa iniciativa do Crea-SP de estar trazendo esses espaços, que a princípio parece um espaço físico somente, mas ele só vai ser um espaço de inovação com a participação de todos”, disse.

O Eng. Joni Matos Incheglu, Diretor da aeamc e Conselheiro do Crea-SP, falou sobre as demandas do mercado e a inovação. “É importante essa concepção de criar novos projetos para que a gente crie fóruns de discussão, e é essa função do CreaLab”.

Entre os convidados, Eng. Ricardo França, que atua no mercado de inovação, e é coordenador da Unabat e Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (Asseag). A entidade já conta com um hub de inovação e vem se adequando para se tornar um CreaLab. “Precisamos viver isso no dia a dia, e a realidade geral é de profissionais preocupados em liberação nas prefeituras. O CreaLab é um instrumento para que possamos avançar”, destacou.

Na programação também uma palestra com Rodrigo Garzi, consultor em Inovação para Empresas e Cidades, foi coordenador do Polo Digital de Mogi, e faz parte do Alto Tietê Valley. Ele apresentou o tema “Ecossistema de Inovação”, destacando os atores envolvidos: a comunidade empreendedora, instituições de ensino, mercado consumidor, poder púeblico, ambientes de inovação, e capital investidor.

Para Garzi, o papel da Crea-SP e da aeamc, no ecossistema de inovação é conseguir atender os profissionais com dificuldade de entender o mercado, a abertura para conexão com startups, acolher associados que buscam por inovação, por meio de mentorias e capacitações, além da participação em eventos de outras entidades.

Ao final do evento, Leandro Ogalha, Fundador e Diretor executivo da Hyper Academy, que atua na transformação de organizações públicas e privadas por meio de programas de inovação, e foi responsável pela implantação do CreaLab na aeamc e em outras associações, fez uma oficina de cocriação com os presentes, destacando as vocações de Mogi das Cruzes e ações que podem ser desenvolvidas no local. Segundo ele, os dados levantados vão contribuir para as atividades na aeamc e também serão encaminhados para o Crea-SP.

“Inovação não é só tecnologia, é processo, cultura, capacitação, como identificar e resolver problemas”, destacou Ogalha, ressaltando que serão realizados encontros e eventos para integrar a comunidade com base na experiência de outros locais, ações simples que devem fomentar a rede e colocar o CreaLab na cena local para ajudar empreendedores.

O gerente regional do Crea-SP, Eng. Kledson Turra, também esteve presente e falou sobre as mudanças que vem ocorrendo, com o Conselho ampliando o investimento na comunicação para mudar a visão da sociedade sobre os profissionais e o trabalho para implementar uma nova tecnologia na fiscalização, que conta com uma startup que está estudando as demandas e apresentando soluções.

Também participou do evento o chefe da UGI Mogi das Cruzes, Eng. Alexandre Galdino, e os Diretores da aeamc, Eng. Denilson Ostroski, Eng. Antonio Custódio, Eng. Miguel Assis, Eng. Fernando Telles e a Arq. Jane Marta, além do Conselheiro da aeamc, Arq. Paulo Pinhal.

O CreaLab funciona na sede da aeamc. Mais informações pelos telefones: 4799-9632 e 9.6476-3922 (WhatsApp)