Aeamc recebe o prefeito de Mogi, Caio Cunha, no Papo Tecnológico

A aeamc recebeu o Prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, para o 41 º Papo Tecnológico aeamc sobre “Mogi 500 Anos – Planejamento Sustentável Estratégico”, no dia 15 de agosto. O  secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Arq. Claudio Rodrigues, e o presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, também participaram da mesa. A intermediação foi do Arq. Paulo Pinhal. A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Arq. Cristiane Ayres, e membros da diretoria da aeamc acompanharam o evento, realizado na sede da associação.

Na abertura, Paulo Pinhal destacou como a área tecnológica, a Engenharia, Arquitetura e a Agrononomia estão presentes no cotidiano contemporâneo, com profissionais sempre dispostos a contribuir para a cidade, participando de discussões como o Plano Diretor e a Lei deUso e Ocupação de Solo. O presidente da aeamc, Mauro Rossi, agradeceu a presença do prefeito e ressaltou que a associação sempre está disposta a ajudar e contribuir para o bem da sociedade.

Caio Cunha destacou o exemplo de Recife 500 Anos, coordenado por Guilherme Cavalcanti, atualmente consultor da iniciativa em Mogi das Cruzes. Segundo o prefeito, o projeto está começando pelas pessoas por meio de ferramentas educativas de participação. “A ideia é, com a participação de sociedade, concluir no fim do mandato e criar uma agência paralela e independente que defenda o projeto. Um projeto não pode ser de gestão, tem que ser de cidade”, destacou.

O secretário Cláudio Rodrigues, afirmou que o prefeito tem provocado os secretários a uma visão fora da caixa. “Muitas vezes a gente fica lá engessado, pensando nas soluções diárias, e não é isso que ele só quer. Ele quer que a gente resolva sim os problemas do dia a dia, mas mais do que isso estabeleça medidas de médio prazo para que os futuros gestores tenham uma relação com o que a gente está construindo agora”, afirmou.

Sobre a relação com as cidade vizinhas, e Mogi com parte da metrópole, Cunha destacou que há movimentações interessantes e as cidades também estão crescendo e devem ser envolvidas no planejamento. Outra questão apontada foram as invasões. De acordo com o prefeito, está em andamento um mapeamento digitalizado da cidade que permitirá identificar invasões em tempo real.

O prefeito enfatizou como uma das prioridades a primeira infância, não apenas no sentido da educação formal, mas da mobilidade e de outros aspectos para pensar no futuro da cidade, e se prontificou para um novo encontro na aeamc sobre o projeto Mogi 500 Anos. Lançada em junho, a iniciativa foi tema da matéria de capa da edição anterior da Revista Profissionais em Foco. O objetivo é unir diferentes setores para pensar a cidade de forma sustentável e estratégica até 2060. Cunha ressaltou que mais do que pensar onde vão ser implantadas ruas, tipos de construção, é preciso pensar a cidade que queremos para os nossos filhos e nossos netos. Assista o evento completo em nosso canal do YouTube: https://youtu.be/lcJu3VvvXHo 

Destaque da edição 65 da Revista Profissionais em Foco. Acesse a edição completa, clicando AQUI.