Crea-SP assina Protocolo de Intenções com o Condemat – 03/11/23

Na terça-feira, dia 31 de outubro, foi assinado na aeamc o termo de cooperação entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e o Crea-SP. A reunião de prefeitos do Consórcio ocorreu antes da assinatura, também na sede da aeamc.

A parceria firmada entre o consórcio e o Crea-SP viabilizará o suporte às 14 cidades do Condemat na solução de problemas metropolitanos, principalmente nas áreas de regularização fundiária, mobilidade e critérios para cidades inteligentes, além de fiscalizações.

Para o presidente do Condemat, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, o convênio representa um passo importante para garantir o aprimoramento do desenvolvimento urbano regional. “Essa é uma parceria técnica muito forte que possibilitará que os municípios possam, a partir de agora, ter uma sustentação melhor. Quando há construções que não seguem alguns padrões é muito difícil para a prefeitura falar que aquilo é certo ou errado, já o Crea tem esse perfil, essa bagagem e know-how. Esse convênio é muito importante para nossas cidades”, ressaltou.

O protocolo foi assinado pelo presidente em exercício do Crea-SP, Mamede Abou Dehn Junior, que destacou a parceria como uma ferramenta de gestão pública. “A assinatura do termo com os municípios representa uma parceria de ganha-ganha. Ganha o profissional que será mais valorizado, os municípios que terão o Crea-SP com ferramenta em sua administração municipal e, principalmente, a sociedade por saber que toda a atividade técnica vai ser executada por profissionais legalmente habilitados. As cidades têm diversos problemas que não podem ser mais tratados como uma situação pontual, eles precisam ser considerados como um problema local, de uma região metropolitana, como é a área do Condemat”, analisou.

O evento contou com a presença de autoridades da região, como o Prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, que é Presidente do Condemat, e o Presidente em exercício do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Junior. Eles foram recebidos pelo Presidente da aeamc, Eng, Mauro Rossi, e Diretores da Associação dos Engennheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes.
Autoridades da região também prestigiaram a assinatura do convênio, como os Prefeitos Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Carlos Chinchilla (Santa Isabel), além de secretários, representantes da OAB Mogi e das prefeituras de outras cidades, como Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Uma palestra sobre Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com a Eng. Caroline de Macedo Patrício, mediada pelo Eng. Joni Matos Incheglu, que é Diretor da aeamc e Conselheiro do Crea-SP, encerrou o evento.