Encontro de construtores e incorporadores apontam caminhos

Engenharia de valor, Lean Construction, construção sustentável e revisão do Plano Diretor da capital paulista são ferramentas relevantes para o enfrentamento dos aumentos de custos da construção. Esta foi a mensagem transmitida pelo 8º Encontro de Construtores e Incorporadores, que o SindusCon-SP e o Seconci-SP (Sindicato da Habitação) realizaram no formato
híbrido, em 28 de junho.

Ao abrir o evento, Yorki Estefan, vice-presidente de Relações Institucionais do SindusCon-SP, destacou que o setor da construção enfrentou os desafios de trabalhar na pandemia, de ver os custos das commodities se elevarem, e agora enfrenta os aumentos de custos muito acima da variação do Índice Nacional da Construção Civil (INCC).

Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, salientou a importância do encontro para gerar reflexão sobre os caminhos destinados a superar o cenário atual. Ely Wertheim, CEO do Secovi-SP, acrescentou que o evento contribui para apoiar as empresas em busca de margem que garanta a sobrevivência na atual conjuntura.

Entre os destaques do evento, Juliana Dias Ikejiri, da R. Yazbek, discorreu sobre engenharia de valor, uma metodologia para o desenvolvimento do projeto, visando a melhor relação entre a necessidade do cliente e o custo do produto. Segundo ela, no mercado imobiliário, a previsibilidade existente até certo ponto para o desenvolvimento dos produtos, pois há inovações,
e o comportamento do consumidor mudou e os custos aumentaram. Ela frisou a importância da interação entre projetistas, incorporadora e construtora desde o início do desenvolvimento de produtos que caibam no custo.

MAIS PRODUTIVIDADE
Flavio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil, abordou a transformação da produtividade por meio do Lean Construction. Para ele, a aplicação desta filosofia de gestão na construção vai além da redução de custos e da eliminação de desperdícios e de atividades que não agregam valor. Seus princípios são: agregar valor ao cliente no projeto e na realização das atividades pelas
quais o cliente quer pagar; olhar o fluxo do valor; olhar a cadeia produtiva toda; colocar tudo em fluxo contínuo e fazer as atividades no momento necessário.

Hamilton Leite, vice-presidente do Secovi-SP e diretor da Brain Inteligência Estratégica Benefícios, discorreu sobre os benefícios econômicos e os beneficiários da construção sustentável, como a elevação da produtividade da empresa contratante. No evento, foi lançado o Manual de Escopo de Esquadrias de Alumínio, desenvolvido pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) em parceria com o Secovi-SP.

Destaque da edição 64 da Revista Profissionais em Foco. Acesse a edição completa, clicando AQUI.