Engenharia em Foco: 200 anos de Independência

Mostrar as melhores prática da engenharia em diversos setores e aproveitar o conhecimento do passado na missão de buscar a engenhosidade para os desafios contemporâneos. Assim o presidente do Instituto de Engenharia, Eng. Paulo Ferreira, definiu o evento “Engenharia em Foco – 200 anos de Independência”, organizado pelo Instituto de Engenharia e mais 10 entidades, no dia 5 de setembro. Além de reunir especialistas, que explanaram suas ideias e conceitos, foram concedidas premiações a trabalhos inéditos de jovens engenheiros e engenheiras.

Painéis com fatos que narram a história do País, pelo ponto de vista da Engenharia em sua totalidade, também fizeram parte do encontro, que aconteceu no Teatro Sesi, em São Paulo. Paulo Ferreira ressaltou o fato de as entidades se unirem em uma data tão icônica. “Afinal, passamos por uma pandemia global e vivemos mudanças climáticas que nos deixam apreensivos e nos desafiam a buscar uma imagem visionária e inovadora para novas tendências das futuras gerações.”

O professor Dr. José Carlos de Souza, Reitor IMT, no painel sobre a Apresentação de Ideias e inovação da Engenharia, lembrou que muitos dos presentes eram fruto da educação do passado e foram educados para resolver problemas complicados, onde o conhecimento técnico era mais importante.

Entre as entidades realizadoras, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP)a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR); Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre); Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco); e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp). 

Destaque da edição 65 da Revista Profissionais em Foco. Acesse a edição completa, clicando AQUI.