Etapa estadual do Congresso de Profissionais será em agosto

Mogi das Cruzes sediou, no dia 28 de maio, a primeira etapa de apresentações de propostas para a área tecnológica e seleção de representantes regionais que disputarão as vagas de delegados no Congresso Estadual de Profissionais (CEP), organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). A etapa estadual será no dia 27 de agosto em Serra Negra (SP), e o 11º Congresso Nacional será em Goiânia, ocorrerá entre 6 e 8 de outubro, integrando a 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia.
Com apoio da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (aeamc), o evento, realizado em maio, reuniu cerca de 200 profissionais no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Em todo o Estado de São Paulo, são mais de 350 mil profissionais registrados.

Os debates em Mogi giraram em torno do tema “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, divididos em três eixos principais: inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional. A abertura do encontro contou com a participação da vice-presidente no exercício da presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey. Ela destacou a importância do envolvimento dos profissionais nas discussões, que buscam contribuir com a área tecnológica e o Sistema Confea/Crea e Mútua.

A mesa de abertura contou ainda com o superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira; o coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), Eng. Alexander Ramos; o diretor técnico do Crea-SP, Eng. Clovis Simões de Paula, e o coordenador adjunto da COR, Eng. Rui Adriano Alves.

Divididos em três salas diferentes, os participantes expuseram situações e dividiram conhecimento com outros profissionais de diferentes áreas de atuação. Após as discussões, eles participaram da votação dos candidatos a representantes regionais. 

Com base nos três eixos propostos pelo Confea, que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas (ONU), a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) e o relatório da Unesco sobre Engenharia para o desenvolvimento sustentável, os pretendentes tiveram a oportunidade de compartilhar seus currículos e propostas para o Congresso Estadual.

A Eng. Priscila Bolcchi foi indicada a primeira representante titular com mandato, seguida pelo Eng. Carlos Alberto Puzzi. Os suplentes com mandato escolhidos foram Eng. Rita de Cássia Esposito e Eng. Gilmar Vigioori Godoy. Entre os delegados sem mandato, foram indicados: Eng. Maria Amelia de Araújo, Eng. Ricardo Rodrigues de França, Eng. Emerson Roberto de Oliveira, e o Eng. José Veríssimo dos Santos Filho, para titulares; e Eng. Maria Helena NG, Eng. Mabel Gomes Moreira, Eng. Rogério Jesus Dornel, e Eng. Robson de Campos Souza Pinto como suplentes.

Destaque da edição 64 da Revista Profissionais em Foco. Acesse a edição completa, clicando AQUI.