Propostas para publicidade em vitrines serão levadas ao prefeito

Integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV) Mogi Mais Viva/ Empreendedorismo e do Sindicato do Comercio Varejista (Sincomercio), Associação Comercial de Mogi das Cruzes, da Central de Outdoors, além de diretores da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC) devem se reunir nos próximos dias com o prefeito Marcus Melo a fim de solicitar algumas adequações à Lei Lei nº 6.334/2009, conhecida como Lei Mogi Mais Viva.

O grupo deve formalizar ao chefe do Executivo mogiano as primeiras propostas de flexibilização da lei municipal, em vigor na cidade desde 2009, com o objetivo de incentivar o comércio central durante as vendas de fim de ano. As principais sugestões dizem respeito à publicidade nas vitrines e parte das fachadas dos estabelecimentos comerciais da área central, atendendo a pedidos dos próprios comerciantes, pequenos e médios empresários, e que possuem aval de especialistas em marketing e publicidade, além dos profissionais técnicos da AEAMC.  

Outros assuntos relacionados à mídia externa – como implantação de outdoors em bairros e distritos da cidade –, utilização de outras mídias para divulgação e incentivo à economia local e emprego no município, além da revitalização de fachadas, ordenamento de fiação elétrica, também foram apresentados na reunião realizada no dia 19 de novembro, na sede da Associação, e devem continuar em debate nos próximos meses.

“Tivemos uma reunião extremamente produtiva, ampla e enriquecedora com a participação de empresários e especialistas, apresentando medidas das mais diversas. Dentre as proposituras até então realizadas podemos destacar a divulgação nas vitrines pelo comércio no que se refere a algumas promoções e preços especiais em datas comemorativas. É uma medida simples, amplamente pleiteada pelo comércio de Mogi e que a CEV deve solicitar autorização do prefeito para ser realizada, de maneira experimental, já a partir de dezembro”, explicou o presidente da CEV, vereador Francimário Vieira, o Farofa (PR). Além dele, que é vice-presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes no encontro os vereadores José Antonio Cuco Pereira (PSDB) e Antonio Lino (PSD).

O presidente da AEAMC, Nelson Bettoi Batalha Neto, concorda pela implantação da medida experimental. “Não somos contra a atualização e flexibilização da Lei Mogi Mais Viva. Defendemos um amplo debate e respaldo técnico das possíveis adequações. No que se refere à vitrine, acho interessante aplicar propostas de publicidade do comércio, de maneira experimental, porém, sem muitos exageros, criando uma certa padronização”, disse. Na avaliação da entidade, há necessidade de novas reuniões para debater sobre mídia externa e revitalização no centro comercial. “Há questões que interferem muito no paisagismo urbano, como a remoção da fiação aérea, recuperação de áreas degradas, retirada de lixo e entulho que precisamos levantar alternativas”, disse Paulo Pinhal, membro do Conselho da AEAMC.   

O presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, ficou satisfeito com o resultado do encontro. “Encaro como uma primeira vitória, já que flexibilização de publicidade nas vitrines oferece ao comerciante um poder maior de comunicação e divulgação de seus produtos”, disse.

O comerciante Rui Tavares concordou. “Atuei por mais de 40 anos em Mogi e nunca vi uma situação tão crítica e cheia de dificuldades ao comércio central como nos últimos anos. A Lei Mogi Mais Viva veio para dificultar o trabalho dos comerciantes. Muito proibiram. Muito restringiram. Muitos comerciantes deixaram de investir, e fecharam suas portas. Essa proposta de rever e readequar a Lei é muito boa. Enfim, alguém pensou um pouco o comércio da cidade”, desabafou.  

Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Fotos: Diego Barbieri (CMMC)