Câmara de Arbitragem, eventos e a mobilização contra o projeto do Governo do Estado que prevê a instalação do pedágio na Mogi-Dutra foram os assuntos da 26ª Reunião de Diretoria da aeamc, da Gestão 2022/2023, realizada na segunda-feira, dia 18 de setembro.
A reunião de segunda-feira contou com a apresentação de René Marques, consultor e especialista em mediação, conciliação e arbitragem empresarial, a convite do Eng. Denilson Ostroski, Diretor da aeamc. A proposta é que seja instalada uma Câmara de Arbitragem na aeamc, com a oferta de serviços para associados, que, em contratos poderão deixar previamente estabelecida à Câmara para solução de qualquer conflito ou divergência que surja.
Segundo Marques, trata-se da justiça pública exercida no ambiente privado, que representa uma via pacífica e consensual com maior celeridade. Ele explicou as diferença entre a mediação, que encontra um consenso entre as partes envolvidas, e a arbitragem, que conta com um árbitro, devidamente habilitado, que decide a questão.
A apresentação, como destacou o Presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, foi um primeiro passo para que a Diretoria possa conhecer melhor o tema e esclarecer dúvidas. A instalação ainda será estudada pela aeamc, que precisaria alterar o Estatuto para prever a oferta do serviço. Em Mogi das Cruzes, segundo René Marques, há um Câmara no Sincomércio e outra na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).
Eventos
O Conselheiro da aeamc, Eng. Jolindo Renno, apresentou as contas da Paella, realizada no dia 25 de agosto, na Arrumando a Casa. O evento foi um sucesso e deve contribuir para as próximas ações sociais da aeamc. Destaque também para os próximos eventos de confraternização que serão realizados no Viva Chopperia e Restaurante, nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, organizada pelo Arq. Wilson Toledo, e em um sítio, em outubro, tendo à frente o Eng. Fernando Telles.
O Arq. Wilson Toledo também está desenvolvendo o projeto do totem para facilitar a identificação na entrada da sede aeamc. Destaque ainda para a inauguração do Coworking da aeamc que será no dia 24 de outubro, parte do projeto CreaLab, voltado para a área tecnológica, com foco na inovação e networking de profissionais.
Pedágio
O Vice-Presidente da aeamc, Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto, destacou as ações de mobilização contra a instalação do pedágio na Mogi-Dutra. No dia 14 de setembro (quinta-feira), ele participou de uma reunião em São Paulo com o Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, além do deputado estadual André do Prado, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e outros representantes do Movimento Pedágio Não, como o fundador Paulo Boccuzzi, e o Presidente do Sincomércio, Valterli Martinez. Na data também houve um encontro do Movimento com o deputado estadual Marcos Damásio.
O Arq. Nelson Batalha disse que o Secretário afirmou que o governo estadual deve manter o projeto, e estuda a redução dos impactos sobre a população local. Está prevista uma reunião no dia 2 de outubro com o Secretário estadual que deve ser recebido pelo Prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, e representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
O Movimento Pedágio Não, segundo o Vice-Presidente da aeamc, pleiteia uma reunião com o Governador Tarcísio de Freitas, e tem a proposta para realização de uma audiência na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para discutir a questão do pedágio, e conquistar o apoio dos vereadores e da população em geral.
A mobilização em torno do pedágio foi destacada em uma Moção da Câmara de Mogi, que consta os esforços de entidades, como a aeamc contra o projeto do Governo do Estado.
Prefeito
O Eng. Orlando Pozzani destacou no encontro da Diretoria a reunião realizada no dia 14 de setembro (quinta-feira) com o Prefeito Caio Cunha e os Secretários Claudio Rodrigues (Urbanismo) e Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratégica). A reunião foi considerada bastante produtiva pelos Diretores da aeamc, com o debate de temas importantes para Mogi das Cruzes como a destinação de resíduos sólidos, a superlotação de cemitérios, a captação de água no Rio Tietê, o avanço das construções no Vetor Leste, Mobilidade Urbana, o Aumento da Urbanização e o pedágio.
A Arq. Jane Marta destacou as eleições para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que acontecerão no dia 10 de outubro, e contam com a participação de nove candidatos do Alto Tietê. Também foi lembrada pela Diretoria a importância da atualização do cadastro junto ao Crea-SP para poder votar nas eleições do Conselho, que serão realizadas em novembro.