Reunião da Diretoria destaca coworking, eleições e outros temas – 26/10/23

Um dos destaques da 28ª Reunião da Diretoria da aeamc, realizada na segunda-feira, dia 23 de outubro, foi o início das atividades do CreaLab na Associação, que foi realizada no dia seguinte. A proposta, que tem sido replicada em outras cidades, como afirmou o Presidente da aeamc, Eng. Mauro Rosssi, é disponibilizar uma área para que os profissionais possam utilizar para trabalhos e reuniões, criando um ambiente de inovação e coworking e aproximando os profissionais do Crea-SP e da aeamc.

Outro ponto destacado pelo Presidente da aeamc foi a solicitação de convênio da Unipiaget, no moldes do que já existe com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com descontos para associados e filhos em cursos. A solicitação será analisada.

Na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, a aeamc deve receber uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que deve assinar um termo de cooperação com o Crea-SP. O evento também deve contar com uma palestra sobre Regularização Fundiária – REURB, apresentada por um profissional especializado do Conselho.

A Reunião da Diretoria recebeu convidados e o Eng. Mauro Rossi explicou sobre a participação ativa da aeamc no desenvolvimento da cidade, atuando junto ao Executivo e Legislativo, como também nos Conselhos Municipais. Recentemente, a Associação foi convidada para compor o Conselho de Habitação que deve ser criado.

Na pauta também a etapa final da revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS). A consulta pública está disponível pelo programa Participa Mogi – https://participa.mogidascruzes.sp.gov.br/#/ , e uma audiência pública será realizada em novembro. A Arq. e Enga. Ana Sandim disse que a lei está mais enxuta e com a visualização está bem tabelada, facilitando o entendimento das atividades permitidas.

O Eng. Miguel Assis apresentou uma demanda da Associação São Lourenço, no distrito de Taiaçupeba, que tem sido beneficiada por ações sociais da aeamc. A entidade pediu apoio para a construção de uma passarela, uma interligação para melhorar a acessibilidade no local. Uma visita será realizada no local para avaliar qual a melhor solução.

O Eng. Orlando Pozzani Jr. destacou as eleições do Crea-SP e salientou que as eleições para a Diretoria da aeamc também se aproximam. As chapas, de acordo com o Estatuto, devem ser inscritas até o dia 18 de novembro. O Engenheiro também falou da questão financeira da aeamc, diante das dificuldades apontadas por algumas Associações em uma reunião da Unabat. O Eng. Mauro Rossi afirmou que por ter sede própria, a aeamc tem uma condição favorável, e as contas tem sido bem administradas em sua gestão e nas anteriores, gerando um superávit.

Assuntos gerais

Entre os assuntos geraisi, o Arq. Nelson Batalha falou sobre a mobilização contra a instalação do pedágio na Mogi-Dutra, e o evento que deve ser realizado no Cemforpe, reunindo diversas autoridades. A data ainda será confirmada. Ele também destacou as eleições do CAU, com a instabilidade do primeiro dia e depois a realização em dois dias. O Arquiteto participou da chapa 3, que também contou com a Arq. Jane Marta e tinha como um dos objetivos aproximar o Conselho das Associações. A chapa 3 foi a segunda mais votada e ficou com 24 vagas, a Arquiteta foi uma das Conselheiras eleitas.

A Arq. Glaucia Souza, que participou da reunião, destacou a questão da Lei de Inspeção Predial, e como tem sido aplicada na cidade, inicialmente com foco em condomínios. O Eng. Fernando Telles e o Arq. Nelson Batalha afirmaram que a procura tem crescido para a realização do serviço, e o Arq. Nelson Gasparin ressaltou que muitos profissionais podem estar fazendo orçamentos vagos, sem saber até onde vai a sua responsabilidade, quando assina um laudo. Nelson Batalha salientou que as normas técnicas podem não estar sendo obedecidas.

Destaque também para o crescimento do perfil da aeamc no LinkedIn e o convite para que todos acompanhem. ACESSE AQUI