Reunião debate ações e eventos da aeamc – 20/03/24

A quarta reunião da Diretoria da aeamc – Gestão 2024/2025, realizada na segunda-feira, dia 18 de março, foi aberta com a prestação de contas da solenidade de posse da nova diretoria, que aconteceu no dia 8 de março. Todos avaliaram positivamente o evento, e ficou definido que outros eventos semelhantes poderão ser gravados para registro e uso como conteúdo institucional.

O Presidente da aeamc, Eng. Miguel Assis, falou sobre a reunião da Unabat, que será realizada nesta quinta-feira, dia 21 de março, na Associação dos Engenheiros de Arujá. A Enga. e Arq. Ana Sandim deve acompanhar o encontro. No dia 22 de agosto, a reunião da Unabat será realizada na aeamc.

Destaque na reunião para o retorno recebido sobre o ofício encaminhado à Prefeitura de Mogi das Cruzes referente a problemas em guias da Avenida das Orquídeas, em Jundiapeba, como sugerido pelo Eng. Orlando Pozzani Jr.. A municipalidade informou que vem adotando às ações devidas junto à empresa responsável pela obra, e como não houve manifestação de providências, o caso foi encaminhado para a Procuradoria do Município.

O Arq. Paulo Pinhal citou a situação da Avenida Miguel Gemma, que tem problemas estruturais no asfalto, e falou sobre a necessidade de um aviso informando que a Prefeitura de Mogi não pode realizar obras no local por demandas judiciais. O Eng. Mauro Rossi disse que houve erro na licitação e a empresa responsável conseguiu provar que havia executado o projeto de acordo com o que foi erroneamente estabelecido.

Beneficente

O Eng. Fernando Telles apresentou as ações para a realização do evento beneficente “Strongman para o Bem”, no dia 25 de maio, na sede da aeamc. Na semana passada, ele e o Eng. Miguel Assis visitaram a Associação São Lourenço, que será beneficiada com os recursos obtidos na ação, e deve contar com um estande no evento para venda de massas. Também foi realizada uma reunião com a vice-prefeita Priscila Yamagami, e ficou definido que a entrada será a doação de um pacote de absorvente para a Campanha Tia Chica do Fundo Social de Mogi das Cruzes.

O evento ainda contará com apresentações de três bandas, food trucks e palestras sobre ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O Eng. Fernando Telles pretende visitar as universidades para convidar alunos de Engenharia e Arquitetura para participar do evento. O Eng. Antonio Carlos Custódio se colocou a disposição para auxiliar na preparação do evento.

O Arq. Paulo Pinhal sugeriu a divulgação também no Sistema Confea/Crea. A diretoria definiu que será criado um estande para apresentar a aeamc e suas atividades, como também do Crea-SP, como os cursos oferecidos pelo Crea Capacita. Foi sugerido que seja avaliada a possibilidade de um estande também na Festa do Divino de Mogi das Cruzes, que acontece em maio.

Fórum Mogi 500 Anos

O Eng. Mauro Rossi falou sobre a realização do Fórum Mogi 500 Anos, que tem a frente a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Ele e o Eng. Miguel Assis devem participar de salas temáticas. O Eng. Mauro Rossi representa a aeamc no Conselho Mogi 500 Anos, que tem se reunido para debater prioridades para a cidade e a elaboração de projetos que ultrapassem as gestões.

A pavimentação do estacionamento nos fundos da sede da aeamc também foi tema da reunião. O Eng. Mauro Rossi vem fazendo orçamentos para a definição do melhor material em custo e benefício. Serão apresentados projetos para a Mútua para verificar se é possível obter recursos para o estacionamento, assim como para a produção das próximas edições da Revista Profissionais em Foco.  

Assuntos gerais

A Enga. e Arq. Ana Sandim falou sobre o projeto da Área Urbanística Especial (QUE) Vila das Orquídeas, que está tramitando em uma Comissão do ConCidade, mas já foi aprovado pela Prefeitura de Mogi. O local deve abrigar um parque, porém falta clareza no detalhamento do projeto quanto ao saneamento e outras questões. O empreendimento com residências, comércios e pequenas indústrias, deve agregar um contingente de mais 5 mil pessoas ao distrito de Brás Cubas. O Arq. Paulo Pinhal falou também do impacto no entorno na mobilidade, educação e outras áreas.

Uma reunião deve ser realizada para definir a programação e um calendário de datas para o Café Tecnológico, ideia apresentada pelo Arq. Paulo Pinhal nas reuniões anteriores, que propõe a realização de encontros para networking e palestras entre profissionais.

O Eng. Celso Giuseppe toma posse nessa semana como Presidente do Rotary Mogi das Cruzes, que também tem entre os integrantes o Eng. João Pedro da Mota e o Eng. Antonio Carlos Custódio. O grupo vem ajudando famílias em situação de vulnerabilidade por meio de projetos como a horta comunitária.