Um passo rumo à transformação da cidade (Arq. Jane Marta)

É com satisfação que venho falar sobre o Projeto Mogi 500 anos. Fiquei muito feliz, agradecida e lisonjeada pela oportunidade de representar a aeamc na cerimônia de abertura. O projeto consiste em um plano de construção e desenvolvimento sustentável para os próximos 38 anos, com objetivo de dar às pessoas a oportunidade de participação efetiva na construção de sua própria cidade.

O desafio é grande, mas com muita força de vontade e foco é possível torná-lo realidade, por esta gestão e por todas as outras que virão. Mogi das Cruzes, sendo umas das 15 cidades mais antigas do Brasil, visa pensar a cidade com Planejamento, em todas as esferas.

Os cidadãos precisam de uma cidade que lhes proporcione crescimento e evolução, sem a perda da qualidade de vida. Precisam de uma cidade que atenda a todos em quesitos simples e necessários, como educação de qualidade em todos os níveis, moradia digna, trabalho com remuneração justa e condizente, saúde de referência, mobilidade simples e ágil. E, como reforço de sua história e identidade, preservar 66% de área de natureza tão importante e necessária para nossa existência.

Contendo inovação, capacitação e ambiente de negócios favoráveis, a municipalidade já demonstra um passo à frente, somando o momento que convida o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi com sua magnífica experiência e olhar para a cidade contemporânea, onde as pessoas vêm em primeiro; Guilherme Cavalcanti, que foi coordenador do programa Recife 500 anos, e do engenheiro Marcos Magalhães.

Acredito que todos nós temos a ganhar. É de suma importância a participação e envolvimento da população, profissionais, associações, instituições de ensino, empresários, comerciantes, em todos os momentos e esferas. Temos também que olhar para exemplos bem-sucedidos ocorridos em outros lugares, cidades e países, como Barcelona (Espanha), também situada entre a montanha e o mar, passou por um grande projeto urbano de transformação.

Enfim, eu, como arquiteta e urbanista, acredito e apoio todo o crescimento e evolução com planejamento de qualidade e envolvimento de toda a população, afinal a cidade é feita por pessoas e para as pessoas. 

Leia também MOGI 500 ANOS: DESAFIOS PARA TRANSFORMAR A CIDADE e MOGI 50, 500 OU 5000 ANOS

Destaque da edição 64 da Revista Profissionais em Foco. Acesse a edição completa, clicando AQUI.