Vinicius Marchese é o primeiro presidente do Confea eleito pela internet – 06/12/23

Na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, o Confea celebra seu 90º aniversário, marcado também pela primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet. No dia 17 de novembro, os profissionais tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador, utilizando o site www.votaconfea.com.br. O pleito alcançou uma participação recorde com 141.784 eleitores, representando 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto.

Para presidir o Confea de 2024 a 2026 foi eleito o Eng. Vinicius Marchese com 62,9 mil votos (44,39%). Nascido em Mogi-Guaçu (SP), o engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli é especialista em Inovação e Gestão de Negócios, atuando como gestor de empresas e empreendedor. Tendo sido cofundador do Crea Jovem, aos 23 anos, diretor administrativo por dois mandatos e conselheiro do Crea-SP, entre 2009 e 2014, foi eleito em 2016 como presidente mais jovem do regional, aos 32 anos, e reeleito em 2021. Com formação política pelo RenovaBR, concluída em 2022, é suplente de deputado federal pelo estado de São Paulo.

Graduado em Engenheira de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté – Unitau, Vinicius Marchese é especialista em Redes e Sistema pela Universidade Presbiteriana Machenzie, em Gestão de Negócios pela Dublin Business School, da Irlanda, além de pós-graduado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Unesp/Univesp. Atualmente, é mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Uninove.

A atuação com foco na inovação, comunicação, desenvolvimento sustentável e economia criativa dão sustentação para a defesa da transformação digital e de mudanças de cultura para uma gestão eficaz como presidente do Confea. Essa modernização é pleiteada como marca de sua gestão à frente do Crea-SP.

Crea-SP

No Crea-SP, mais de 22 mil profissionais da área tecnológica elegeram a primeira mulher para a presidência. A Eng. Civ. Lígia Marta Mackey recebeu 67% dos votos válidos, sendo a escolhida entre 14.687 eleitores, conforme apuração anunciada pela Comissão Eleitoral Federal (CEF) em transmissão on-line que aconteceu no canal do Confea no YouTube logo após o pleito.

Formada pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EPP) da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), Lígia foi vice-presidente do Conselho paulista em 2022 e assumiu a liderança por um período de seis meses, quando o presidente Eng. Vinicius Marchese esteve licenciado.

Apesar disso, a autarquia nunca havia elegido uma mulher para a função em praticamente 90 anos de história. “É um momento único, com certeza. Para o Crea-SP e para mim. Me sinto honrada em ter o aval da maioria dos profissionais para continuar esse trabalho tão importante de inovação que vem transformando os serviços do Conselho e toda a nossa cultura organizacional”, afirma.

A nova presidente do Crea-SP soma passagens pela Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (AERC), onde foi presidente por dois mandatos; pela União das Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Baixa e Média Mogiana (UNABAM), em que foi coordenadora; e pela diretoria de Entidades de Classe do Conselho.

A chapa vitoriosa contou também com Daniel Robles, eleito como Conselheiro Federal, e Renato Archanjo e Ronaldo Santos, que serão Diretores Geral e Administrativo da Mútua-SP, respectivamente.