Data de publicação: 14/05/2025
A 24ª Reunião da Diretoria da aeamc – Gestão 2024/2025, realizada na segunda-feira, dia 12 de maio, destacou os próximos eventos que serão realizados entre os meses de maio e junho, e o encontro também foi marcado pela apresentação do novo parceiro jurídico, o Advogado Bruno Mattos. Ele, que faz parte da subseção da Ordem dos Advogados (OAB) de Mogi das Cruzes e tem experiência no atendimento a outras associações, irá prestar serviços com valores diferenciados para associados e seus beneficiários.
Entre os primeiros itens abordados pelo Presidente da aeamc, Eng. Miguel Assis, sua participação juntamente com o Conselheiro, Arq. Paulo Pinhal, na reunião realizada, no dia 7 de maio, sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) com representantes de entidades, do setor produtivo e do Legislativo para discutir estratégias para o fortalecimento do comércio e do desenvolvimento econômico local.
Entre os destaques do encontro na ACMC, o Presidente da aeamc destacou as reclamações dos comerciantes sobre a lei Mogi Mais Viva, problemas enfrentados pelas empresas no distrito do Taboão, o atendimento precário oferecido pela EDP para retomada dos serviços após quedas no fornecimento de energia e a necessidade de maior ênfase ao turismo na região central de Mogi das Cruzes.
Na reunião da Diretoria, o Presidente do Conselho da aeamc, Eng. Clécio de Miranda Lima, afirmou que há dificuldade em obter informações sobre a lei Mogi Mais Viva. De acordo com a Engª. e Arq. Ana Sandim, a comissão sobre a legislação teve o funcionamento suspenso. Ela também falou sobre as mudanças que vem ocorrendo nos Conselhos Municipais, com novas eleições, como no Conselho da Cidade (ConCidade). Outros Diretores comentaram que poucos Conselhos estão funcionamento atualmente, como da Habitação e Mobilidade Urbana.
Ação com estudantes
O Eng. Joni Matos Incheglu destacou na reunião a ideia de um projeto, em conjunto com o Eng. John Hendriu, para levar palestras sobre Engenharia e profissões da área tecnológica para estudantes do Ensino Médio, e todo o potencial do setor e das inovações tecnológicas, como o uso da Inteligência Artificial. Para efetivar o projeto, devem ser realizadas reuniões com a Diretoria da Etec Presidente Vargas e com a Diretoria de Ensino para alcançar as escolas públicas e privadas.
O Eng. Clécio de Miranda Lima e o Eng. Celso Giuseppe falaram sobre o Projeto Rumo, desenvolvido pelo Rotary, que tem um objetivo semelhante, levando a estudantes da rede estadual profissional de diferentes áreas para a apresentar o que fazem. A próxima edição deve contar com a participação do Eng. Miguel Assis e do Arq. Paulo Pinhal. Na reunião foi sugerido a realização de ações conjuntos da aeamc com o projeto do Rotary.
Outra parceria a ser estudada será com a vereadora de Mogi das Cruzes, Malu Fernandes, por sugestão do Eng. John Hendriu. Ela realiza a feira “Decola Jovem”, e também poderia ser parceria da iniciativa com jovens do Ensino Médio. O Engenheiro também falou sobre a possibilidade da assinatura de termos de cooperação com a Etec Presidente Vargas e com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e o Centro Universitário Braz Cubas. Uma sugestão da Arq. Jane Marta foi o contato com o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE).
O Arq. Paulo Pinhal destacou experiência com estudantes da rede estadual que viveu em universidades onde trabalhou, e o desafio para que eles tenham novas perspectivas e percebam que podem cursar uma faculdade. Para ele, o objetivo do ensino deve ser não a formação, mas a capacitação de profissionais.
Eventos
O Eng. Fernando Telles falou sobre o andamento dos eventos que está coordenando como a palestra sobre Inspeção Predial, que será realizada no dia 6 de junho, em parceria com o IBAPE-SP. Ele deve percorrer as universidades para divulgar o evento entre os estudantes dos últimos anos das Engenharias. O contato já foi feito na Braz Cubas e será proposto também a UMC – na área de Arquitetura com a Professora Ana Sandim, e na Engenharia, com o Professor Joni Incheglu.
Na reunião, também foi sugerida a aproximação com os cursos de Engenharia para propor novos conteúdos, que possam ser mais atraentes aos estudantes e mais conectados com as mudanças do mercado.
Outro evento destacado pelo Eng. Fernando Telles foi “Engenharia do Empreendedorismo”, voltado para o network entre empresários e profissionais da Arquitetura e Engenharia, que será realizado no dia 22 de agosto e está atualmente na fase de captação de patrocínios, produção de brindes para os participantes e definição do valor do ingresso a ser pago.
Pontes
O Eng. Mauro Rossi também falou sobre a inspeção de pontes e a reunião que será marcada com o Secretário de Infraestrutura e Obras de Mogli das Cruzes, o Eng. Nilmar de Cássia Ferreira, para saber se há monitoramento das condições das pontes na cidade e quais trabalhos são feitos. O Eng. Joni Incheglu, que faz parte do Comitê de Pontes e Viadutos criado recentemente pelo Crea-SP sobre o tema, deve participar do encontro, e destacou o modelo adotado pela Prefeitura de São Paulo, com foco no mapeamento das pontes da capital e a definição de prioridades para a realização das obras necessárias.
Plano de Saúde
O Eng. Miguel Assis apresentou as informações sobre o plano de saúde oferecido pela Associação de São José dos Campos, e o próximo passo que é o contato com a operadora de saúde Unimed para verificar a possibilidade e a cobertura oferecida em Mogi das Cruzes.
Assuntos Gerais
O Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto falou sobre o Conselho Municipal de Habitação e a tramitação do Programa de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Mogi das Cruzes. Segundo ele, deveria ser oferecido um valor maior aos profissionais responsáveis pelos projetos. O Eng. Fernando Telles participou de uma reunião no dia 8 de maio na Prefeitura de Mogi das Cruzes que debateu a legislação, que deve ser encaminhada para a Câmara Municipal.
A Arq. Jane Marta destacou o contato de representantes da Caixa Econômica para a realização de uma palestra no segundo semestre sobre elaboração de obras e linhas de crédito. O evento deve ocorrer no dia 28 de outubro. Ela também falou sobre os problemas no transporte sobre trilhos, com as obras realizadas na ponte centenária de Suzano, levando a baldeação no trecho entre as estações Suzano e Jundiapeba da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um ofício deve ser encaminhado ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) falando do problema para que as cidades se mobilizem junto a autarquia, pedindo melhorias na operação.
Destaque ainda para os próximos eventos como a reunião com contadores e contabilistas, em parceria com o Crea-SP, na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, às 14 horas, e o curso sobre Inteligência Artificial, que será realizado a partir do fomento do Confea, no dia 31 de maio. No dia 28 de junho, deve ser realizada a tradicional Festa Junina da aeamc.
Ana Sandim falou sobre a reunião da UNABAT, realizada no dia 28 de abril, que contou com a presença de representantes do CAU-SP e do IPEEA. O CAU-SP busca maior aproximação com as associações.
O Eng. John Hendriu destacou o projeto apresentado recentemente pela Prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, que prevê o investimento de R$ 260 milhões em obras de saneamento para universalizar o tratamento de esgoto na cidade.
O Arq. Paulo Pinhal encerrou a reunião, falando sobre a necessidade do debate acadêmico sobre a capacitação de profissionais e o ensino com foco no mercado de trabalho, sugerindo a aproximação com empresas e as universidades e também que o tema seja destaca na Revista Virtual Profissionais em Foco.