A 5ª reunião da Diretoria Gestão 2024-2025 realizada na segunda-feira, dia 8 de abril, foi iniciada com o anúncio da data para renovação do Termo de Permissão de Uso da área dos fundos da aeamc, junto à Prefeitura de Mogi das Cruzes, que será no dia 22 de maio. Também foi divulgada a reunião da Unabat que será realizada em Mogi das Cruzes no dia 22 de agosto.
Destaque também para a participação do time da aeamc no torneio de futebol da Unabat, e a taxa a ser paga pelas Associações para custear a arbitragem, troféus e locação de quadra para as partidas da semifinal e final da competição. A primeira rodada deve ser em Arujá no dia 18 de maio, e Mogi receberá a terceira rodada no dia 13 de julho.
Neste ano também participam da competição, as Associações de Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Itaquaquecetuba, Osasco, Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Guarujá e da Zona Leste da capital.
Parcerias
Na pauta também o edital de patrocínio do Confea, aberto até o dia 16 de abril, que abrange eventos presenciais e híbridos e publicações, como livros e revistas. O Eng. Joni Matos Incheglu deve se reunir com Leandro Ogalha, que foi responsável pela implantação do CREALAB na aeamc, para definir algum projeto qie possa ser inscrito pela Associação.
O Eng. Joni Matos Incheglu também destacou a parceria com o IBAPE-SP, e o Termo de Cooperação que será assinado nesta sexta-feira, dia 12 de abril, quando também será realizada na aeamc a palestra “Boas Práticas nas Avaliações e Perícias de Engenharia e Arquitetura”, com a apresentação do Presidente do IBAPE-SP, Eng. Marcos Mansour Chebib Awad, e da Diretora de Relações Institucionais do IBAPE-SP, Engª. Vera Regina Nogueira de Sá, além do próprio Eng. Joni Matos. Inscrições pelo link: https://forms.gle/DdtEm9QAR1DGasQy7
Também na reunião foi lembrada a audiência pública sobre o Projeto de Lei que deve instituir em Mogi das Cruzes o Programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, uma iniciativa de um grupo de arquitetos e engenheiros que fazem parte do mandato participativo do vereador Johnross Jones Lima. O evento foi realizado no dia seguinte da reunião, dia 9 de abril.
Esporte
O Eng. Fernando Telles Teixeira falou na reunião sobre os preparativos para o evento “Strongman para o Bem”, que será realizado na aeamc no dia 25 de maio, com competição amadora de atletas da modalidade, palestras, apresentação de bandas e food trucks.
O foco no momento é a venda de patrocínios e camisetas. Foram fechadas parcerias com o Fofoquei Mogi e a página Press Chic para a divulgação do evento, que beneficiará a Associação São Lourenço e terá como entrada um pacote de absorvente, destinado a campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes.
Assuntos gerais
O Arq. Wilson Toledo vai organizar o próximo jantar da Diretoria, que deve ocorrer no início do mês de maio. Destaque também para a participação do Eng. Fernando Telles no podcast do Sincomércio, abordando a Lei de Inspeção Predial, e do Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto, falando sobre a questão do pedágio na rodovia Mogi-Dutra. Assista pelo link – https://www.youtube.com/watch?v=W7UeIOC6x4E
A Arq. Jane Marta presenteou a aeamc com dois materiais produzidos pelo CAU, a ‘Agenda do Futuro’ e o ‘Atlas da Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo’. Ela também falou sobre as dificuldades enfrentadas como Conselheira na atual gestão e a busca por aproximação com a Presidência para conseguir dar andamento ao trabalho a favor dos profissionais. A Arquiteta faz parte da Comissão de Organização e Administração do Conselho.
O Eng. Mauro Rossi falou sobre os pontos de carregamento para carros elétricos, que foram debatidos em uma visita feita por ele e o Eng. Denilson Ostroski ao Secretário de Urbanismo de Mogi das Cruzes, Arq. Claudio Rodrigues. Segundo o Eng. Mauro Rossi, uma lei na cidade de São Paulo, que obriga as incorporadoras a criar os pontos de carregamento vem sendo discutida pelo SindusCon-SP. O tema também é tema de uma consulta pública aberta pelo Corpo de Bombeiros.
Na reunião, foi discutida a questão da segurança, uma vez que no caso de incêndio, os pontos, localizados geralmente nos subsolos podem danificar a estrutura das edificações. O Eng. Denilson Ostroski disse que uma melhor aposta seria os carros a hidrogênio.