Na abertura da reunião da Diretoria – Gestão 2024/2025, realizada na segunda-feira, dia 22 de abril, destaque para a palestra “Proteção Contra Incêndios – Segurança para Carros Elétricos”, que será promovida na sexta-feira, dia 26 de abril, com apresentação do de Eng. Civil especialista em Segurança contra Incêndios, Jean Carlos de Araújo Leite, que atuou por 28 anos consecutivos no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e hoje é Coronel da reserva da Polícia Militar.
A palestra vai abordar entre outros pontos, a consulta pública aberta pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para a Minuta do Parecer de “Ocupações com estações de recarga para veículos elétricos” (disponível pelo link https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/edicao/20240405EXEC1SUP.pdf). Segundo o Eng. Denilson Ostroski, o parecer tem força de legislação. Ele explicou sobre o risco de incêndio dos veículos, que duram mais tempo e alcançam altas temperaturas, no caso de um ponto de recarga no subsolo de uma edificação, pode danificar a estrutura.
Para a próxima palestra da aeamc, foi sugerido na reunião o nome do Eng. Orlando Pozzani Jr. que poderia falar sobre temas como cemitérios, resíduos sólidos ou a Lei de Inspeção Predial, recentemente regulamentada em Mogi das Cruzes, e que nasceu na aeamc. Também será definido a programação de eventos técnicos para o próximo semestre, com datas nos meses de agosto, setembro e outubro.
Destaque ainda para o recebimento da última parcela do Termo de Cooperação para a implantação do CREALAB junto ao Crea-SP, e também a aprovação das contas do convênio com o Conselho do ano de 2020.
Também foi debatido o projeto para que a aeamc se torne uma entidade de utilidade pública, que já tramita na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Uma reunião deve ser agendada pelo Arq. Paulo Pinhal com o Presidente da Câmara, o vereador Francimário Vieira, o Farofa, sobre o andamento do projeto. A partir da aprovação no Legislativo de Mogi, com o apoio do Crea-SP, a aeamc também pode se tornar entidade de utilidade pública no Estado.
Mogi 500 Anos
O Eng. Mauro Rossi vem representando a aeamc no Conselho do Mogi 500 Anos, e acompanha a legislação que está para ser aprovada, e prevê a criação de um Observatório ou Comitê, reunindo entidades representativas de diferentes setores para definir metas e prioridades para a cidade nos próximos anos. O Secretário Lucas Porto deixou a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, mas deve continuar acompanhando o projeto.
O Eng. Miguel Assis também vem participando das reuniões e citou os exemplos trazidos como da cidade de Curitiba e do Espírito Santo. A Diretoria foi convidada a montar uma pauta de sugestões que serão apresentadas pela aeamc como contribuição ao projeto para o planejamento estratégico da cidade.
Strongman
O “Strongman para o Bem”, que será realizado em maio para a construção de uma passarela para acessibilidade na Associação São Lourenço, também foi destaque na reunião. Os preparativos foram citados pelo Eng. Miguel Assis, representando o Eng. Fernando Telles, que está à frente do evento. Ele falou sobre os patrocínios conquistados, a parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e com a Mútua, e também a reunião com a Sicredi para facilitar o controle financeiro do evento, com o uso de máquinas de pagamento. As camisetas do evento estão à venda por R$ 80.
Assuntos Gerais
Nos temas gerais, foi falado sobre a próxima reunião da Unabat, no sábado, dia 27 de abril, em Suzano, e a inauguração do CREALAB na Associação dos Engenheiros de Guarulhos, no dia 30 de abril. A Diretoria também deve se reunir para um encontro de confraternização, organizado pelo Arq. Wilson Toledo, no início de maio.
O Arq. Paulo Pinhal destacou o projeto do Café Tecnológico, que deve ser iniciado em breve, com encontros no fim da tarde, reunindo profissionais da área tecnológica e empresários de diferentes setores no ambiente do CREALAB na sede da aeamc. A data estimada para o primeiro encontro é o dia 3 de junho.
Foi debatido também a elaboração de uma carta-compromisso sobre desafios da cidade em diferentes setores, como cemitérios, resíduos sólidos, infraestrutura, patrimônio para ser entregue aos candidatos à Prefeitura e ao Legislativo.
O Eng. Denilson Ostroski falou que continua os estudos para implantação de uma Câmara de Conciliação na aeamc, já comentada em outras reuniões da Diretoria, que pode contribuir para autossuficiência financeira da aeamc.
A Arq. Jane Marta, Conselheira do CAU, onde é membro da Comissão de Organização, Administração e Patrimônio, disse que vem enfatizando a importância da participação das Associações nas ações do Conselho, que além dela como Diretora da aeamc, tem representantes de entidades de Santo André, São José do Rio Preto e Santos.