A Diretoria da aeamc realizou na segunda-feira, dia 6 de maio, a sétima reunião da Gestão 2024/2025. A pauta foi aberta pelo Presidente da aeamc, Eng. Miguel Assis, destacando a renovação feita junto à Prefeitura de Mogi das Cruzes do Termo de Permissão de Uso para o terreno nos fundos da sede pelo período de mais 60 meses.
Na reunião foi proposta a criação de uma campanha de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A Diretoria definiu que a aeamc divulgará um QR Code para doações em dinheiro via PIX. O valor arrecadado será destinado a compra de água potável que será encaminhada a pontos de coleta na cidade.
Palestras
O Eng. Miguel Assis também fez questão de agradecer ao empenho de todos na realização das recentes palestras, como o Eng. Joni Matos Incheglu que intermediou o Termo de Cooperação assinado com o IBAPE-SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, no dia 12 de abril. Na ocasião também foi realizada a palestra “Boas Práticas nas Avaliações e Perícias de Engenharia e Arquitetura”, com o Eng. Marcos Mansour Chebib Awad – Presidente do IBAPE-SP e da Engª. Vera Regina Nogueira de Sá – Diretora de Relações Institucionais do IBAPE/SP.
O Presidente da aeamc também agradeceu ao Eng. Civil especialista em Segurança contra Incêndios, Jean Carlos de Araújo Leite, que apresentou, no dia 26 de abril, a palestra “Proteção Contra Incêndios – Segurança para Carros Elétricos”, e ao Eng. Orlando Pozzani Jr., que no dia 30 de abril, falou sobre “Projetos na Engenharia Civil”. Todas as palestras estão disponíveis no nosso canal do YouTube – https://www.youtube.com/@associacaodosengenheirosar2361
No segundo semestre estão previstas três palestras nos meses de agosto, setembro e outubro. Os convidados e os temas ainda serão definidos.
Lei de Inspeção Predial
Na pauta também foi debatida a Lei de Inspeção Predial e a necessidade de que uma equipe de profissionais habilitados participe da emissão do laudo para o Certificado de Inspeção Técnica de Edificações, cada um respondendo por sua área de atuação como Engenheiros Eletricistas, Hidráulicos e Mecânicos, por exemplo. Deve ser solicitada para a Prefeitura de Mogi, por meio do Termo de Cooperação com Crea-SP a lista de profissionais responsáveis pelos laudos para verificar se estão devidamente habilitados, o que deve ser levado também à Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF).
Eventos
Destaque ainda para os próximos eventos da aeamc. Uma comissão será formada para a organização da tradicional Festa Junina, que deve ser realizada no dia 15 de junho.
O Diretor de Esportes, Eng. Fernando Telles, falou sobre os preparativos para o evento beneficente “Strongman para o Bem”, que será no dia 25 de maio. Um dos desafios era a questão dos foodtrucks e ele conseguiu confirmar com empreendedores de comida mexicana, cerveja, comida japonesa quente e crepe.
Também haverá distribuição de medalhas para todos os atletas participantes, e foi sugerida também a entrega para as bandas que participarão voluntariamente. Estão pendentes os banheiros químicos, o custeio do som, backdrop, e como será a venda por meio das máquinas já acertadas com uma empresa.
Assuntos gerais
Outro assunto foi a retomada dos episódios do Podcast aeamc, a partir de junho, com oito episódios, com apresentação da jornalista Kelly Passos. Foi sugerido que o primeiro tenha como tema o projeto Mogi 500 Anos, com a participação de um representante da Prefeitura de Mogi e do Eng. Mauro Rossi, que tem participado das reuniões do grupo.
O Arq. Paulo Pinhal sugeriu a manifestação do ponto de vista técnico da aeamc frente aos desafios diante das tragédias climáticas como no Rio Grande do Sul, apresentando soluções, como um projeto do qual fez parte. Trata-se de um abrigo em forma de cápsulas que podem ser usados em qualquer tipo de terreno, garantindo inclusive a individualidade das famílias atingidas.