O 1º Seminário de Engenharia de Segurança Contra Incêndio de Mogi das Cruzes foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, na sede da Aeamc, e foi um grande sucesso. O evento, organizado em parceria com a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, reuniu mais de 200 pessoas de várias localidades.
Além de conteúdo de grande importância para engenheiros, arquitetos, bombeiros militares e civis, profissionais da área de prevenção e combate a incêndios de empresas e estudantes, o seminário reuniu grandes nomes do setor, incluindo especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e profissionais de empresas especializadas.
O principal objetivo foi levar às pessoas e aos profissionais da área informações atualizadas sobre segurança contra incêndio para ampliar a conscientização e ressaltar a importância de agir para evitar este tipo de ocorrência, além de apresentar ferramentas e alternativas para aprimorar os projetos realizados por esses profissionais, bem como as fiscalizações.
Abertura
No primeiro dia, o seminário teve sua abertura marcada pela presença de autoridades, como o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe, representando o prefeito Marcos Melo; o Coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros, Cel PM Eduardo Henrique Briciug Martinez, representando o Comandante do CBPMESP, Cel PM Wagner Bertolini Júnior; o Cel PM da Reserva do Corpo de Bombeiros e vice-presidente da Associação dos Engenheiros Bombeiros, José Luiz Ferreira Borges, representando o presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese Marinelli; o presidente da Fundabom, Cel PM Rogério Bernardes Duarte; o Delegado Regional do SindusCom Mogi das Cruzes, Celso Antonio Giuseppe; o Comandante Interino do 17º Grupamento dos Bombeiros de Mogi das Cruzes, Maj PM Alexandre Rodrigues dos Passos; o gerente do Sebrae Alto Tietê, Sergio Ricardo Gromik; a arquiteta Ana Claudia Perassa Modolo, representando o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues; e o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) do Crea em Mogi das Cruzes, Mauricio Pagotto, dentre outros.
O presidente da Aeamc, abriu o evento proferindo algumas palavras de agradecimento e satisfação: “Fico contente de todos estarem neste evento que, com certeza, vai contribuir para a vida profissional de cada um e agradeço a presença de todos.”
Segundo o Cel PM Briciug, a ideia de fazer este tipo de evento é poder divulgar a normatização que os Bombeiros fazem, com o objetivo de ter uma legislação que seja cumprível e que busque preservação de vidas humanas, não só no atendimento de ocorrência, mas também na execução, planejamento e legislação, com o apoio dos arquitetos e engenheiros. “Hoje, estamos discutindo as mudanças que ocorreram na última publicação das Instruções Técnicas dos Bombeiros de São Paulo, do dia 15 de fevereiro e que está no período de vacância. É com grande satisfação que estamos aqui para dar início a mais um evento deste nível”, disse.
O Cel PM da Reserva Borges comentou que é uma satisfação estar num evento abrilhantado por tantas autoridades, engenheiros, arquitetos e técnicos. “Nesta gestão do Crea-SP, temos percebido que existe um incentivo no sentido de promover a segurança contra incêndio no Estado de São Paulo e este evento traz isso”, salientou.
De acordo com o Cel PM Duarte, este é um evento de elevado nível para discutir assuntos de grande importância para todos. “A segurança contra incêndio tem muito a ser desenvolvida e aprimorada, mas não queremos que haja uma evolução apenas quando há tragédias. É preciso que seja natural, dentro de um aperfeiçoamento constante. E todo evento desta natureza traz essa discussão. Todos nós vamos sair muito melhores, com novos conhecimentos e ideias para ajudar a desenvolver esta área”, disse.
O presidente da Associação dos Engenheiros do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Cel PM Ivan Neves, parabenizou aos organizadores do evento e a todos que foram ao evento e comentou sobre a instituição da Associação.
O delegado regional do SindusCon-SP Alto Tietê, afirmou que este será o primeiro de muitos eventos que serão realizados em parceria com a Aeamc e agradeceu a presença de todos.
Já o vice-prefeito de Mogi frisou que, além de prestigiar o evento, a prefeitura também veio aprender as novas normas técnicas, os novos modelos de segurança e reforçar que estamos juntos para fazermos uma Mogi cada vez mais segura.
Programação
Durante os dois dias, foram 15 palestras de diferentes assuntos relacionados ao tema do seminário. Confira a programação completa:
Dia 26 de abril
– “Regulamento de Segurança Contra Incêndio do Estado de São Paulo”
Cel PM da Reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de são Paulo Adilson Antonio da Silva
– “Prevenção contra incêndios através da selagem corta-fogo”
Arquiteta Camila Guello, da HILTI do Brasil
– “Proteção Respiratória no Combate a Incêndios”
Luciano Corso, gerente regional Brasil da 3M|Scott Safety
– “Licença do Corpo de Bombeiros de São Paulo”
Maj PM Max Alexandre Schroeder, chefe da Divisão de Atividades Técnicas do CBPMSP
– “Diretrizes para a aplicação da “Lei Kiss”
Cel da Reserva do CBPMSP José Luiz Ferreira Borges, vice-presidente da Associação dos Engenheiros Bombeiros, representando o CREA-SP
– “Instalação de Chuveiros Automáticos nas Edificações”
Cel PM Reserva do CBPMSP Nilton Miranda, engenheiro especialista membro da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk)
– “Atualização das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo”
Maj PM Oscar Samuel Crespo, chefe Interino do Departamento de Prevenção do CBPMSP
Dia 27 de abril
– “Sistema “Via Fácil” do Corpo de Bombeiros da PMESP”
Maj PM Marcelo Alexandre Cicerelli, chefe da Divisão de Telemática do CBPMSP
– “Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais”
Marcos Cesar Siqueira, gerente de Normatização e Qualidade na Ultragaz
– “Bombeiro Civil como integrante do Sistema de Segurança Contra Incêndios e Emergências”
Cel PM da Reserva do CBPMSP Wilson de Oliveira Leite, diretor-administrativo da FUNDABOM
– “Saídas de Emergência – IT-11 do CBPMESP”
Maj PM Arthur Diógenes Silva Bicudo, chefe da Divisão de Legislação do Departamento de Prevenção do CBPMSP
– “Plano de Auxílio Mútuo do Alto Tietê – PAM”
Edison Mendes dos Reis, coordenador do PAM Alto Tietê
– “Proteção Passiva em Edificações”
Rogério Lin, diretor-presidente da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP)
– “Elementos Envidraçados Resistentes ao Fogo”
Paulo Penna de Moraes, gerente técnico-comercial Brasil da Vetrotech Saint-Gobain
– “Inspeção Predial de Sistemas de Chuveiros Automáticos”
Cel PM Cassio Roberto Armani, ex-Comandante do CBPMSP e Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”4″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]