A diretoria da aeamc se reuniu, dia 11 de abril, para o quinto encontro da Gestão 2022/2023.
Entre os temas debatidos, a possibilidade de realização de cursos básicos para jovens profissionais em conjunto com o Colégio de Arquitetos, como uma sugestão do conselheiro Paulo Pinhal, aproveitando temas que já são oferecidos para jovens arquitetos, como representação gráfica, aprovação de projetos e as recentes mudanças em normas técnicas.
Pinhal ressaltou que há uma dificuldade da atual geração de recém-formados, com as deficiências devido à educação a distância.
Para o engenheiro civil Joni Matos Incheglu, os cursos já oferecidos pelo Colégio de Arquitetos podem ser, facilmente, adaptados para atender também a profissionais da Engenharia.
A arquiteta Jane Marta, diretora de Arquitetura e Urbanismo da aeamc, destacou que o investimento em cursos também contribui para que mais profissionais conheçam a aeamc e se tornem associados. A viabilidade da iniciativa será avaliada pela diretoria.
CAU
Também foi apresentada a proposta para que parte do espaço da sede da aeamc abrigue a regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Jane ficou responsável por pedir o detalhamento das necessidades do CAU, que atualmente ocupa duas salas no Helbor Concept, na Vila Partênio. Foi levantamento que locais como o auditório da aeamc poderiam ser compartilhados com o Conselho de Arquitetura.
Na pauta, também, o jantar de confraternização da aeamc deve ser realizado no mês de maio, em comemoração à posse da nova diretoria, que não ocorreu devido ao momento ainda grave da pandemia de Covid-19.
Unabat
Nos assuntos gerais, destaque para o evento realizado da União das Associações da Bacia do Alto Tietê (Unabat), no dia 9 de abril, com a participação de Miguel Assis, diretor de Esportes da aeamc, e da secretária da aeamc, Dulci Fernandes, além de Joni Matos. Miguel destacou que, no segundo semestre, será aberto o chamamento para o programa de fomento do Crea-SP, voltado para realização de cursos. Outro ponto foi a dificuldade enfrentada por algumas associações.
A Unabat criou, ainda, uma Câmara Técnica que realizará, no segundo semestre, provavelmente em setembro, um simpósio, com apoio do Crea-SP, reunindo secretários de Meio Ambiente de cidades do Alto Tietê. Joni Matos e o presidente da aeamc, Mauro Rossi, apresentaram a ideia de um evento semelhante, com a participação de secretários de Obras e também membros do Tribunal de Contas e do Crea-SP.
EIV
Outro ponto trazido por Rossi foi a tramitação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que passou pelo Legislativo e agora é analisado por comissões na Prefeitura de Mogi. A informação foi passada pelo secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, em reunião com o presidente da aeamc. Participantes da reunião, como Pinhal, apontaram problemas na legislação e foi sugerido o agendamento de uma reunião com o prefeito de Mogi, Caio Cunha, para apresentar as sugestões que foram feitas pelo Crea-SP e representantes da aeamc que não foram incluídas no texto.