Um dos destaques da 18ª Reunião de Diretoria da aeamc Gestão 2022/2023, realizada na segunda-feira, dia 6 de março, foi a colaboração da aeamc para a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do seu Diretor, Eng. Denilson Ostroski, com o relatório de estudos sobre o afastamento necessário de postos de abastecimento e serviços e também de estabelecimentos de vendas de armas e munições, em referência à revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LOUOS), visando a segurança do entorno.
O parecer técnico de Ostroski será apresentado na próxima semana ao Secretário de Urbanismo de Mogi, Claudio Rodrigues, com a presença do Presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, é o convite foi aberto para outros diretores interessados em participar. O trabalho de Ostroski, com base em estudos e Normas Técnicas, recomenda o afastamento de postos de abastecimento e serviços, seguindo os limites do terreno, onde estão localizados, quando os tanques de combustível forem enterrados.
No caso do comércio de armas de fogo e munições, o relatório técnico prevê, diferente do inicialmente proposto no zoneamento, que o afastamento siga o limite de qualquer comércio, e não seja equivalente à indústria fabricantes dos itens. Mais detalhes serão passados na reunião com o Secretário Municipal.
O Eng. Joni Matos Incheglu sugeriu que Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do trabalho de Ostroski pode ser enquadrada como ART Social, com um valor simbólico, como tem sido feito nas ações do Crea-SP em cooperação com o Governo do Estado na recuperação do Litoral Norte. Joni também propôs apresentar o trabalho para outras cidades por meio do Crea-SP.
Na pauta do encontro também o Concurso Totem AeamC, em parceria com o Colégio de Arquitetos (CDA), que abre inscrições na sexta-feira, dia 10 de março, com prazo até 20 de março. A entrega dos trabalhos até 10 de abril. A Comissão Julgadora deve contar o Presidente da aeamc, Mauro Rossi, e outros membros da Associação.
Outro tema foi a construção da cobertura na sede doo Crea-SP; a realização de curso e palestras nos meses de março e abril em atendimento ao convênio com o Conselho; e o coworking, que deve ser criado na aeamc para atender profissionais da cidade e de outras localidades, possibilitando um lugar seguro para receber clientes e desenvolver trabalhos durante a passagem por Mogi. Destaque também para os eventos de confraternização que devem ser retomados, com o primeiro previsto ainda para março, organizado pelo Arq. Wilson Toledo.