Um dos destaques da 21ª Reunião da Diretoria da Gestão 2022/2023, realizada na segunda-feira, dia 22 de maio, foi a apresentação do projeto Crea Lab Coworking, proposto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), pelo Eng. Joni Matos Incheglu. Um edital de chamamento foi aberto pelo Conselho e a aeamc se inscreveu para receber a verba de até R$ 100 mil para a readequação do espaço físico existente para implantação de um coworking em sua sede.
O projeto apresentado pela aeamc, produzido por uma empresa terceirizada, foi dividido em duas etapas. No total, o novo espaço tem capacidade para atender mais de 20 profissionais simultaneamente e prevê além dos ambientes a serem criados, como uma sala para realização de reuniões online, a oferta de treinamento para utilização, marketing e gestão do novo espaço. Os móveis e equipamentos necessários para o projeto também serão adquiridos com o recurso destinado pelo Crea-SP.
O presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, destacou que o coworking é um atrativo a mais para os profissionais, oferecendo o acolhimento necessário para exercer seu trabalho, consultar normas e outras demandas. Atendendo a questionamentos do Arq. Paulo Pinhal, haverá uma avaliação jurídica e do Conselho Deliberativo da aeamc sobre a proposta de coworking do Crea-SP.
Outros assuntos na pauta da reunião foram o início da Campanha do Agasalho, com um posto de arrecadação de doações na sede da aeamc, e a realização da Festa Julinha, prevista para o dia 8 de julho.
O Eng. Mauro Rossi também destacou a proposta apresentada pelo Eng. Orlando Pozzani na reunião anterior sobre o reconhecimento da aeamc como Entidade de Utilidade Pública. Um ofício foi preparado, destacando a participação da aeamc em Conselhos Municipais, e junto à Prefeitura de Mogi das Cruzes e à Câmara Municipal, sempre com assuntos voltados para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da sociedade. O documento foi apresentado ao Presidente da Câmara, Marcos Furlan, que se propôs a apresentar o projeto de lei.
Assuntos gerais
Entre os assuntos gerais, o Eng. Mauro Rossi destacou o início, na manhã de segunda-feira, da Força-Tarefa do Crea-SP em Mogi das Cruzes e região com foco em condomínios. Os trabalhos devem se estender até sexta-feira, dia 26 de maio. O Eng. Joni Matos salientou o projeto lançado pelo Crea-SP para anuidade zero para os associados por meio de ações de cashback com empresas parceiras.
O torneio de bilhar, comentado em outras reuniões, está sendo planejado pelo Eng. Miguel Assis. A data e o formato do evento ainda será definido.
Destaque também para o Movimento Pedágio Não, que segundo o Eng. Nelson Batalha, voltou a se reunir no dia 18 de maio e está definindo as ações diante das recentes notícias sobre o projeto que deve ser apresentado pelo Governo do Estado, prevendo o pedágio na Mogi-Dutra. O posicionamento da aeamc deve ocorrer posteriormente com uma avaliação técnica do projeto, quando este for apresentado.
A Arq. Jane Marta ressaltou mais uma vez a importância das eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) e a formação de uma chapa com representantes da região. O Arq. Paulo Pinhal e a Arq. Ana Sandim ressaltaram os desafios enfrentados por Conselhos Municipais.