Notícias

Confira agora o destaque da nossa página e esteja por dentro das últimas notícias!

Reunião da Diretoria destaca ações e projetos da aeamc – 30/04/2025

Um dos temas da 23ª Reunião de Diretoria da Gestão 2024/2025, realizada na segunda-feira, dia 28 de abril, foi a importância do reconhecimento com o título de Utilidade Pública, aprovado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em dezembro do ano passado com o projeto apresentado pelo vereador Marcos Furlan.
e acordo com o Eng. Miguel Assis agora é a entidade busca o reconhecimento como Utilidade Pública estadual, com o apoio do Crea-SP, reunindo a documentação que comprova que está em plena atividade, como as divulgações nas redes sociais, participação em Conselhos Municipais e por meio das atas das Reuniões de Diretorias, realizadas quinzenalmente. Também será necessário um atestado de idoneidade emitido pela Câmara de Mogi das Cruzes.

O Eng. Miguel Assis também destacou mudanças no calendário de reuniões nos meses de maio e junho. As novas datas são dias 12 e 26 de maio, e em junho, em vez do dia 2, o encontro será no dia 9.

Destaque também para a reunião da UNABAT, onde a aeamc foi representada pela Engª. e Arq. Ana Sandim. No encontro, foram apresentadas as ações e projetos das entidades participantes. O evento, segundo a Arq. Jane Marta, também contou com a presença do Arq. Rafael Ambrosio, Conselheiro do CAU/SP.

De acordo com a Arquiteta, que também é Conselheira do CAU/SP, o Conselho reconhecido a importância das associações e buscado se aproximar, participando de reuniões. Um dos objetivos seria a instalação de polos, um deles seria em Guarulhos, para estar mais próximo dos profissionais.
Também na pauta o andamento dos preparativos para o evento Engenharia do Empreendedorismo, organizado pelo Eng. Fernando Telles Teixeira, que será realizado em agosto. Atualmente estão sendo feita as cotações para o churrasco, chopp e brindes que serão distribuídos no evento, focado em empreendedorismo e network entre profissionais da área tecnológica e empresários. A Mútua-SP deve participar como patrocinadora.

O Eng. John Hendriu destacou que em uma reunião para o evento de agosto com o Sebrae-SP foi levantada a sugestão para a realização de uma edição do Empretec, voltada para associados. A proposta pode ser apresentada ao CREA Jovem, voltada para profissionais recém-formados.

Outro tema do encontro da Diretoria foi o “Workshop NR 01 – Como Gerenciar os Riscos Psicossociais”, realizado no dia 24 de abril (quinta-feira), alcançando o número de 170 inscritos e 100 pessoas presentes. O evento contou com apoio do CREA-SP, com a palestra do Gerente Regional, Eng. Guilherme Del Nero Fiorellini; do Sebrae-SP, com a participação no painel da Gerente Regional do Alto Tietê, Gilvanda Figueirôa; do SECONCI-SP, com o palestrante João Paulo Santos, e do Grupo de Gestão de Pessoas do Alto Tietê (GGPAT), com a Coordenadora Fabiana Sousa, e a Idealizadora, Andréia Silveira.

O workshop contou ainda com o patrocínio da empresa Ética, que oferece uma solução de Canal de Denúncia e Ouvidoria para empresas. Sobre a empresa, o Eng. John Hendriu falou sobre a possibilidade de uma parceria com a aeamc, oferecendo o serviço aos associados mediante uma taxa. A proposta será avaliada pela Diretoria.

Entidades regionais

No dia 23 de abril (quarta-feira), o Eng. Miguel Assis participou da reunião do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), realizada na cidade de Osasco. Entre as ações e projetos apresentados que podem ser aplicados pela aeamc como nova fonte de recursos e apoio aos profissionais, segundo o Eng. Miguel Assis, destaque para a contratação da Associação de Osasco pela Prefeitura Municipal para revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS).

A contratação neste caso foi possível por meio de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, que permitiu a contratação, uma vez que a entidade é reconhecida como de Utilidade Pública. Com a verba destinada para o trabalho pela Prefeitura, foram contratados especialistas e profissionais locais para a realização do projeto.

Nesse contexto, o Eng. Mauro Rossi destacou a importância da aproximação com o vereador Marcos Furlan, e o Eng. John Hendriu falou sobre a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), aprovada na Câmara de Mogi das Cruzes, com projeto do vereador Johnross. No encontro, realizado na aeamc sobre a legislação em abril do ano passado, foi conversado sobre a contratação de profissionais indicados pela aeamc para os trabalhos de construção e reforma estipulados pela legislação.

Referente ao CDER, o Eng. Miguel Assis destacou o trabalho realizado pela Associação de Botucatu, com o apoio a uma equipe de robótica da cidade, dando visibilidade à entidade. A Diretoria falou sobre retomar o contato com a equipe Baja da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para apoiá-los com a participação nos eventos da aeamc. O Eng. Cristiano Crisóstomo destacou o Campeonato de Robótica, que será promovido entre os dias 1 e 4 de maio em Mogi das Cruzes.

Outra experiência destacada pelo Eng. Miguel Assis foi da Associação de Penapólis, que criou um projeto de residência para recém-formados em Engenharia com a Prefeitura Municipal. Como também é de Utilidade Pública, um projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal para a contratação da entidade e a oferta de bolsas para os jovens profissionais.

As ações apresentadas na reunião serão estudadas e avaliadas por um Grupo de Trabalho da Diretoria, com foco na obtenção de recursos para a manutenção da aeamc, favorecendo também a cidade e os profissionais da área tecnológica. Sobre o título de Utilidade Pública estadual, segundo o Eng. Miguel Assis, 30 associações estão em busca do reconhecimento e 4 conseguiram. A expectativa é que a aeamc tenha o projeto apresentado até o fim deste ano.

Contabilistas

Na pauta da reunião, também o encontro com contadores e escritórios de contabilidade de Mogi das Cruzes, que será realizado no dia 19 de maio, com a palestra “O Registro de Atividades de Empresas na Área de Engenharia”. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes – aeamc, tem como objetivo informar sobre a obrigatoriedade do registro de empresas juntos ao Conselho de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de áreas correlatas à Engenharia, evitando possíveis multas e autuações.

De acordo com o Eng. Miguel Assis, são mais de 2,5 milhões de empresas sem o devido registro e 30 mil delas já foram multadas. A palestra tem apoio institucional do Confea, Mútua, Associação das Empresas Contábeis do Alto Tietê – AESCON Alto Tietê, Associação Comercial de Mogi das Cruzes e Sincomércio.

Assuntos Gerais

O Eng. Cristiano Crisóstomo falou sobre o Mês de Conscientização sobre o Autismo, com a campanha Abril Azul, e que recentemente foi diagnostico e tem andando com o cordão de quebra-cabeça que identifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele, que fez 50 anos no dia 21 de abril, destacou a importância da reflexão sobre o autismo, e como a partir do seu exemplo, pode trazer esperança aos pais de crianças autistas para que tenham uma vida normal, uma profissão.

A Arq. Jane Marta também falou sobre a causa e de seu amigo, o vereador Jorginho Mota, de Guarulhos, que é o primeiro parlamentar autista do Brasil e tem a causa como sua principal bandeira.

O Eng. Denilson Ostroski falou sobre os desafios para a manutenção da aeamc, que com a capacidade intelectual e profissional de seus Diretores e associados, pode oferecer serviços. Ele falou sobre a proposta da oferta do plano de saúde e que um grupo seja formado para como esse trabalho é realizado na Associação de São José dos Campos, e também sobre a Junta de Conciliação, como uma nova reunião com o profissional da área para entender melhor o funcionamento.

O Eng. Hamilton Mourão participou da reunião e, segundo ele, seria importante ter uma regulamentação de um valor por hora a ser cobrado pelos profissionais. Os Diretores apontaram que já existe o salário mínimo profissional e, de acordo com a Arq. Jane Marta, o CAU tem uma tabela referencial de honorários, que varia de acordo com os dados informados, como estilo do imóvel, localidade, trabalhos que serão realizados. O Eng. Miguel Assis informou que um Comitê foi criado pelo CREA-SP para elaboração da tabela de valores referenciais.

O Eng. John Hendriu falou sobre a decisão do Ministério da Educação para o fim dos cursos 100% EAD na Engenharia e Medicina, e a proposta de apadrinhamento, unindo profissionais sêniores com jovens estudantes, técnicos e recém-formados, como uma semente para a criação da aeamc Jovem. Um cadastro de intenção será criado para avaliar se é viável a iniciativa.

A Arq. Jane Marta sugeriu o convite para a Engª. Lígia Mackey, Presidente do CREA-SP, para a realização de um “Café com a Presidente” na aeamc. O convite será preparado. Ela também apresentou uma solicitação que recebeu para uma palestra da Caixa Econômica sobre orçamentos de obras e linhas de crédito. Uma data será avaliada para a realização do evento.

Outro destaque trazido pela Arquiteta é para o envio de um ofício sobre os transtornos aos passageiros da Linha 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com a manutenção da ponte em Suzano, que tem obrigado a baldeação na estação, aumentando significativamente o tempo de viagem. Um grupo foi criado pelo CREA-SP, do qual faz parte do Eng. Joni Incheglu, sobre manutenção de pontes e vai fiscalizar a questão em Suzano. Um encontro com o Secretário de Obras e Infraestrutura de Mogi das Cruzes, Eng. Nilmar de Cássia Ferreira, sobre o tema deve ser agendado.

A Arq. Jane Marta falou ainda do edital do CAU em parceria com o IPHAN para a capacitação de profissionais em restauro de patrimônio, por meio de uma parceria entre uma Organização da Sociedade Civil (OSC) e uma universidade, semelhante a um consórcio. A publicação está em uma plataforma internacional para abranger mais empresas. Ela indicou a Engª. e Arq. Ana Sandim para fazer parte da Comissão que vai avaliar os projetos apresentados.