Data de publicação: 30/09/2025
A 9ª Reunião da Unabat foi realizada no sábado, dia 27 de setembro, no Casarão do Carmo, em Mogi das Cruzes. Além do encontro de representantes de Associações da região, no museu mogiano, o grupo acompanhou uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pelo Comphap – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi, que é uma referência para outras cidades e para o Governo do Estado. A apresentação foi feita pela Engª. e Arq. Ana Sandim, Diretora da aeamc, e Vice-presidente do Conselho, e pelo Arq. Ubirajara Nunes, o Bira, Diretor do Departamento do Patrimônio e Arquivo Histórico da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A reunião foi conduzida pelo Arq. Eduardo Habu, Coordenador da Unabat e Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAAS), e também participaram da mesa, o Presidente da aeamc, Eng. Miguel Assis; Eng. Fernando Augusto Saraiva, representando o Crea-SP; Arq. Jane Marta, Conselheira do CAU-SP e Diretora da aeamc, e Eng. Fabio Julio, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arujá (AEAAR), pelo IPEEA.
Pelo Crea-SP, também estiveram presentes os Chefes das UGIs Mogi das Cruzes e de Guarulhos, Eng. Alexandre Galdino e Eng. Rubens Roque Moraes, respectivamente. Também estiveram presentes representantes das Associações de Poá, Guarulhos, Suzano e Itaquaquecetuba. Pela aeamc, além do Presidente e das Diretoras, estiveram presentes o Conselheiro, Arq. Paulo Pinhal, e o Diretor, Eng. Fernando Telles.
Pauta
Entre os destaques da reunião, a Jornada do Patrimônio Cultural de Suzano, que será realizada entre os dias 4 e 12 de outubro, incluindo o II Congresso de Patrimônio Cultural e Identidade da cidade, no primeiro dia da programação. Também foi aprovada um ofício questionando a aplicação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – ATHIS e também sobre valores para a realização de avaliações e perícias que deve ser enviada ao CAU-SP, Crea-SP e IBAPE.
Destaque também para as últimas fase da Copa Unabat, que está sendo coordenada pelo Eng. Rubens Roque Moraes, o Feijão, Chefe da UGI Guarulhos. Na próxima rodada do campeonato de futebol jogarão Santa Isabel e Guarulhos para definir quem disputará a grande final com Arujá.
Também participaram da reunião estudantes de engenharia da equipe de Robótica do Centro Universitário Braz Cubas, que está sendo fazendo uma vaquinha para participar do intercâmbio em uma universidade do México. O Eng. Tiago Cabral, representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (Asseag), falou sobre o projeto semelhante ao Crea Jovem, que a entidade está desenvolvendo, e foi aprovado que será compartilhado para a implantação em outras Associações.
Representantes
No encontro, representantes de Associações também apresentaram suas ações, como Poá, que conta com um podcast, e Guarulhos, que, entre os eventos, fará em breve o Asseag Conecta. A Engª. e Arq. Ana Sandim destacou a importância da criação da Câmara Técnica de Engenharia Ambiental pelo Crea-SP, com o apoio da Presidente, Engª. Lígia Mackey, e do Presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.
Pela aeamc, o Eng. Fernando Telles Teixeira destacou a realização do Dia das Crianças, atendendo três entidades sociais, no dia 4 de outubro, e no dia 24, o evento Engenharia do Empreendedorismo, voltado para engenheiros, arquitetos e empreendedores em geral.
Em Suzano, de acordo com o Arq. Eduardo Habu, a Associação está participando de editais da área cultural, e também desenvolvendo projetos como o sócio-empresa e para aproximar estudantes e recém-formados.
Pelo CAU-SP, a Arq. Jane Marta destacou os editais que foram realizados e participação em eventos voltados para o patrimônio, como em Ribeirão Preto, onde foi instalado o primeiro escritório descentralizado da atual gestão, como foco em estar mais próximo dos profissionais.
O Eng. Fabio Julio destacou as ações do IPEEA voltadas para a sustentabilidade, e os Chefes das UGIs de Mogi e Guarulhos, os trabalhos na fiscalização, por meio do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), que conta com representantes de Prefeituras, do Governo do Estado, outros órgãos e entidades, e também quanto às empresas que exercem atividades ligadas à Engenharia e Agronomia e que devem estar registradas no Crea-SP.
A próxima reunião será no dia 25 de outubro em Guarulhos.





