Notícias

Confira agora o destaque da nossa página e esteja por dentro das últimas notícias!

Aeamc marca presença no Congresso Nacional de Profissionais

Data de publicação: 14/10/2025

Com a participação de mais de 500 delegados de várias partes do Brasil, o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) foi realizado entre 9 e 11 de outubro, em Vitória (ES). No evento, foram discutidas 60 propostas sistematizadas oriundas dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), com foco em temas relevantes para o desenvolvimento nacional e o fortalecimento da atuação da engenharia junto à sociedade. O Diretor da aeamc, Eng. John Hendriu foi o único representante de Mogi no evento.

De acordo com o Eng. John Hendriu, no CNP foi possível votar e elencar as propostas que já tinham sido elaboradas nos congressos regionais. “O Congresso Nacional de Profissionais é um resultado de um trabalho que foi construído nos Congressos Regionais e no Congresso Estadual e agora no Nacional, com a sintetização das propostas. Então, diversas regiões do país, em várias etapas, fizeram seus Congressos e essas propostas foram sendo aprovadas e agora no nacional foram deliberadas”, explicou.

A experiência foi muito importante e interessante, segundo o Engenheiro: “Foi muita troca, muito diálogo, aprendizado e muita interação entre culturas, estando ali com pessoas de várias regiões. Você vê as regionalidades do Brasil e como o país que tem dimensões continentais, demonstra como as dificuldades dos estados são específicas de cada região. Isso também demonstra que a gente tem que ter empatia técnica para colocar propostas que realmente serão efetivas na qualidade que merecem cada estado”.

Destaque ainda para a temática do evento, com foco em políticas públicas. “Então, foi o primeiro Congresso em que o Conselho não olha mais para dentro do sistema, mas olha para fora para enxergar políticas públicas e como que, de forma técnica, a engenharia pode contribuir com os problemas e desafios das cidades. Foram muitas propostas focadas nisso, olhando para o saneamento básico, que é uma dor latente do Brasil. A pegada ambiental também é muito orientada pela questão da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro, em Belém). Foi um momento de muito diálogo, muita discussão. Um debate muito saudável e com um resultado super positivo”, concluiu o Eng. John Hendriu.

A Plenária Final, encerrada no sábado, dia 11, aprovou 54 propostas que agora serão encaminhadas a gestores públicos com sugestões para o planejamento urbano e desenvolvimento das cidades das cinco regiões do Brasil.