A Aeamc, representada por seu diretor de Arquitetura e Urbanismo, Selmo Roberto Santos, esteve presente na apresentação “Pensar a Cidade”, que ocorreu no dia 27 de março, no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
O projeto foi elaborado pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e traz propostas de intervenção urbana em dois pontos da cidade: um entre os Parques Leon Feffer e Centenário e outro no distrito de Sabaúna.
O trabalho faz parte de uma estratégia de aproximação entre o poder público e as universidades locais e contou com a presença de alunos, professores, autoridades e convidados.
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, comentou sobre a importância da integração entre e Administração Pública Municipal e as universidades e sobre o interesse em conhecer essas ideias. “Vocês são jovens e devem aproveitar esse momento para saber mais sobre o município e quais são os desafios para melhorar o nosso dia a dia. Propostas inovadoras são sempre bem aceitas, principalmente porque a cidade cresce a cada dia. Nosso desejo é colocar em prática essas melhorias, e espero que essa parceria continue”, disse.
Para o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, dois grandes trabalhos foram apresentados por jovens que estão com muitas ideias na mente. “Temos duas universidades em Mogi e os temas que envolvem a nossa cidade poderão ser discutidos, oferecendo visões diferenciadas de conhecimento e propostas. A ideia é que outros projetos possam ser apresentados e as propostas colocadas em prática da melhor forma”, comentou.
A coordenadora do curso, Cristina Ragaini, ressaltou que os projetos são frutos de todo esforço e batalha de todos: “Gostaria de agradecer a parceria com a Prefeitura, que investiu neste sonho, aos professores, que acreditaram, e aos alunos que mostraram muito bem como é o nosso curso.”
De acordo com o diretor da Aeamc, os trabalhos foram muito bem apresentados e pouco poéticos, o que é bom, pois atualmente é preciso ser muito realista neste sentido. “Sou de Sabaúna e para mim está sendo um dia muito satisfatório, pois um dos trabalhos explanou sobre o meu lugar de origem, e nunca podemos esquecer de nossas origens”, ressaltou.
Selmo Roberto aproveitou para frisar que quer levar a universidade para dentro da Associação. “Agradeço muito, e queria dizer que a Aeamc está aberta para todos”, completou.
O vice-prefeito, Juliano Abe, o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, e o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, André Miragaia, também participaram da apresentação.
Veja como foram as apresentações: