A 19ª Reunião da Diretoria da aeamc – Gestão 2024/2025, a primeira do ano, foi realizada na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, conduzida pelo Presidente, Eng. Miguel Assis. Estiveram presentes o Vice-Presidente, Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto; os Diretores, Eng. Mauro Rossi, Eng. Antonio Carlos Custódio, Eng. Celso Antonio de Giuseppe, Eng. Fernando Telles, Eng. John Hendriu, Eng. João Pedro da Mota; o Presidente do Conselho Deliberativo da aeamc, Eng. Clécio de Miranda Lima, o Conselheiro, Arq. Paulo Pinhal, e o Associado, Eng. Cristiano Crisóstomo.
O primeiro tema da pauta foi o contato feito pelo Diretor regional da ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, Eng. Antonio Batista, solicitando o apoio da aeamc para o 2º Encontro Regional da ABHO – Alto Tietê e Vale do Paraíba, que será realizado 28 de maio (sábado), das 8 às 13 horas, possivelmente na sede da aeamc. Foi aprovado o apoio, com a proposta de serem incluídas no evento palestras do Crea-SP e da própria aeamc.
Até abril outro evento deve ser realizado na aeamc, e foi definido o tema perícia em parceria com o IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo. O Eng. John Hendriu sugeriu que seja divulgado como se associar a aeamc aos presentes durante ou ao fim do evento.
Outro tema da pauta foi a concessão do título de sócio benemérito ao vereador Marcos Furlan, autor do projeto aprovado na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, que concedeu a aeamc o título de Utilidade Pública, que reconhece o trabalho realizado em prol da cidade ao longo de mais de 60 anos e permite solicitar isenções fiscais. A indicação será encaminhada ao Conselho Deliberativo da aeamc.
O Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto falou sobre o projeto para a ampliação do Instituto Anna Moura, que foi feito em 2018 pela aeamc, chegou a ser aprovado mas foi interrompido com a pandemia. A entidade decidiu retomar recentemente, mas o projeto não está mais em conformidade com a legislação vigente e não deverá ser continuado.
COE
Destaque também para a revisão do Código de Obras e Edificações – COE, pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O Arq. Paulo Pinhal, que tem conduzido reuniões na aeamc, falou sobre a pouca participação dos profissionais, mesmo com a divulgação, e a importância da revisão, lembrando que a legislação de São Paulo tem 130 artigos e em Mogi, são 545.
Segundo Pinhal, o objetivo é reduzir o número de artigos, rever alguns deles para que sejam mais claros e reduzir a burocracia, que faz com que pessoas deixem de investir na cidade. Um documento será elaborado com sugestões de alterações e ficará à disposição dos profissionais antes de ser enviado à Prefeitura. O prazo é até 25 de fevereiro.
Projetos
O Eng. Fernando Telles apresentou o evento “Engenharia do Empreendedorismo”, em que vem trabalhando para ser realizado no segundo semestre, voltado para o empreendedorismo, venda de serviços e networking de profissionais.
No momento, estão sendo definidos o valor e como serão os patrocínios, o custo para os participantes, a divulgação em veículos da região, e apoios como do Sebrae-SP, Sincomércio e Mútua. O número de participantes será limitado. A princípio o evento será realizado no dia 22 de agosto (sexta-feira).
Para o mês de abril, o Engenheiro também está organizando um campeonato de boliche, seguindo o modelo da segunda edição do Torneio de Bilhar, realizado no ano passado. O Arq. Paulo Pinhal será responsável pelo logo.
Assuntos gerais
O Eng. Clécio de Miranda Lima, Presidente do Conselho Deliberativo, falou sobre a necessidade de indicação de um novo nome para o Conselho, em razão do falecimento do Arq. José João Mossri, em dezembro do ano passado.
O Arq. Paulo Pinhal destacou a participação da aeamc no edital de patrocínio do Confea, com o projeto de um Guia para Engenheiros e Arquitetos. Um outro sobre Direito Urbano foi apresentado através da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano – AEAAS.

