O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), com o apoio da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (aeamc) e em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, dará início a uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional, no dia 25 de outubro, em Mogi das Cruzes e mais seis cidades da região do Alto Tietê.
A cerimônia de abertura está marcada para segunda-feira (25), às 12:30, na sede da aeamc, após a assinatura do Termo de Cooperação entre Crea-SP e Prefeitura Municipal, que deve ocorrer no Paço Municipal, às 11 horas, com a presença do presidente do Crea-SP, engenheiro Vinícius Marchese Marinelli, do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, do presidente da aeamc, arquiteto Nelson Bettoi Batalha Neto, do Inspetor Chefe da CAF da UGI de Mogi das Cruzes, engenheiro Mauro Rossi, e de outros membros da diretoria e autoridades.
Além de Mogi das Cruzes, a iniciativa, com caráter orientativo e preventivo, ocorre em Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. Participam da operação nove agentes fiscais do Crea-SP.
Até o dia 5 de novembro, está prevista a realização de 700 diligências em serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências, com foco em indústrias, empresas e empreendimentos em funcionamento, bem como obras irregulares, produtores rurais e AVCB, além das demandas das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs) do Crea-SP.
A ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho, a qual também é uma das premissas da aeamc, que preza pela responsabilidade técnica dos profissionais. “A aeamc, que soma mais 60 anos de história em Mogi, é bastante ativa e está sempre envolvida com iniciativas relacionadas ao município, visando ao envolvimento técnico necessário para a melhoria e o crescimento da cidade, assim como o aprimoramento dos profissionais e a segurança da sociedade. E a força-tarefa do Crea-SP chega à nossa região com essa missão, sendo de grande importância para que tenhamos uma atuação profissional responsável”, destaca Batalha Neto.
De 2015 a 2020, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo, e também à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado.
Em setembro de 2021, por exemplo, o Crea-SP bateu 189 mil ações fiscalizatórias, tornando-se o ano em que o Conselho mais realizou operações na sua história.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo, assim, para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.