Notícias

Confira agora o destaque da nossa página e esteja por dentro das últimas notícias!

Mogi das Cruzes será a primeira cidade atendida pelo Comitê de Pontes e Viadutos do Crea-SP

Data de publicação: 11/06/2025

No lugar da tradicional Reunião da Diretoria, na noite de segunda-feira, dia 9 de junho, foi realizada na aeamc a apresentação do trabalho do Comitê de Pontes e Viadutos, instalado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), pelo Eng. Joni Matos Incheglu, Coordenador adjunto do grupo e Diretor Administrativo da aeamc. Mogi das Cruzes será a primeira cidade do Estado que contará com o trabalho de verificação e análise dessas estruturas. O Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Nilmar de Cássia Ferreira, esteve na apresentação. Depois de uma primeira reunião realizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes em maio, ele encaminhou uma lista com as pontes e viadutos da cidade a serem analisados.

O Comitê é coordenado pelo Eng. Roberto Racanicchi e tem como membro o Eng. Julio Timerman, que fez parte do trabalho realizado pela Prefeitura de São Paulo. A iniciativa da capital é uma referência com a criação do Programa de Manutenção de OAES (Obras de Artes Especiais, como são chamados as pontes, viadutos, túneis, passarelas e pontilhões), que incluiu a implantação de uma central de monitoramento

O Comitê do Crea-SP tem como objetivo inspecionar pontes e viadutos no Estado para verificar suas condições de conservação, identificar riscos, sugerir manutenção e garantir segurança e durabilidade dessas estruturas. Os resultados das inspeções serão reunidos em um relatório técnico para subsidiar políticas públicas de manutenção, gestão preventiva e promoção de segurança da população.

Os próximos passos do projeto será a realização de um curso para capacitar inspetores da Câmara Auxiliar de Fiscalização (CAF), que também pode ser expandido para a equipe técnica da Secretaria de Obras, para que possam realizar a verificação das pontes e viadutos. Destaque ainda para a assinatura de um termo de cooperação, que deve ser feito para definir as responsabilidades, como a verificação e análise pelo Crea-SP, por meio da CAF, e em parceria com a AEAMC, e a da Prefeitura no custeio de eventuais manutenções necessárias nas estruturas avaliadas.

“Nós avaliamos com muita satisfação e ficamos muito contentes desde o primeiro convite da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC). O município vê com bons olhos essa ação de contribuição na avaliação de pontes e viadutos”, disse o secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira.

O trabalho em Mogi deve ser iniciado pelo viaduto Argeu Batalha, em Braz Cubas, pelo tamanho e importância no contexto viário da cidade. “É um ponto de partida, pelo tamanho e importância nós entendemos ser uma boa referência para o início desse trabalho”, disse o Secretário Nilmar de Cássia Ferreira.

Na reunião estiveram presentes o Presidente da AEAMC, Eng. Miguel Assis; o Vice-presidente, Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto, e os Diretores, Engª. e Arq. Ana Sandim, Eng. Antonio Carlos Custódio, Eng. Mauro Rossi, Eng. Fernando Telles, Eng. John Hendriu e Eng. Denilson Ostroski, além do Presidente do Conselho Deliberativo, Eng. Clécio de Miranda Lima e Conselheiro, Eng. Orlando Pozzani Jr.

O encontro também foi acompanhado por Paulo Beono, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria; o Eng. Luiz Antonio Prezia, Especialista em pontes e viadutos, e o Eng. Gustavo Manna.