A 18ª Reunião de Diretoria da Aeamc, realizada no dia 25 de março, foi um pouco diferente. Além dos assuntos da pauta, como Plano Diretor, Campeonato de Futebol e reunião da Unabat, teve uma breve apresentação do arquiteto Paulo Pinhal – que faz parte do Conselho da Associação – sobre os valores do CUB e do ISS na construção.
A ideia é que, pelo menos, uma vez ao mês, um diretor, conselheiro ou associado leve algum tema de relevância no dia da reunião, para ser apresentado e discutido entre os participantes.
Em sua apresentação, o primeiro questionamento de Pinhal foi sobre o Custo Unitário Básico (CUB), o qual é usado como base para o ISS, que é cobrado por metro quadrado nas residências da cidade, independentemente de onde o imóvel esteja localizado.
Além disso, outro questionamento dele foi em relação ao Código de Defesa do Consumidor, lembrando que os profissionais, hoje, estão fragilizados, já que têm a obrigação de informar o custo da obra para o cliente, tendo como referência o CUB, que acaba deixando o custo muito alto.
O assunto ainda será tema de outras reuniões, quando serão definidas quais as alternativas mais viáveis para maior entendimento de como o CUB é cobrado e também o que pode ser melhorado.
Pauta
Sobre o Plano Diretor, os diretores da Aeamc vão se reunir, ainda nesta semana, com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, para apresentar as considerações do grupo técnico de profissionais, que se reuniu em outros três encontros e elencou os pontos de maior destaque da minuta do projeto. A audiência pública sobre o Plano Diretor de Mogi das Cruzes está prevista para ocorrer em maio.
A reunião da Unabat do mês de março será realizada na sede da Aeamc no dia 26 de março, com a presença dos representantes das entidades da região, para discutirem assuntos relacionados à classe de profissionais.
Já em relação ao Campeonato de Futebol Society da Unabat, o torneio tem início no sábado, dia 30 de março, em Mogi das Cruzes. Em breve, mais detalhes sobre a competição.