O importante papel da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (aeamc) junto ao Poder Público e aos profissionais foi um dos temas da 27ª Reunião de Diretoria, realizada na segunda-feira, dia 2 de outubro. Os diretores receberam um novo associado, o Eng. Marcelo Judensnaider, e esclareceram dúvidas sobre o trabalho realizado pela aeamc ao longo de mais de 60 anos, destacando a participação nos Conselhos da cidade, na revisão técnica de legislações, na valorização dos profissionais da área, a contribuição com ações sociais, entre outras atividades.
No início da reunião, o Presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, apresentou a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes que destacou a participação da aeamc na mobilização contra o pedágio na rodovia Mogi-Dutra, que tem à frente o Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto. A cobrança também voltou a ser citada no fim do encontro, destacando a reunião realizada também na segunda-feira, entre o Movimento Pedágio Não e o Secretário de Parcerias em Investimento no Estado, Rafael Benini.
Destaque do Eng. Mauro Rossi também para a reunião solicitada pelo Secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária, Carlos Lothar, que esteve na aeamc com integrantes de sua equipe no dia 19 de setembro. Um dos assuntos foi a criação do Conselho de Habitação e Regularização Fundiária e o convite para que a aeamc faça parte. Na Reunião de Diretoria, o Eng. Joni Matos Incheglu falou sobre o Manual REURB, lançado pelo Crea-SP, preparado pela Comitê de Regularização Fundiária do Conselho, do qual ele faz parte.
A Diretoria deve sugerir ao Secretário trazer integrantes do Comitê do Crea-SP e pessoas que estão atuando com REURB para fazer uma apresentação que possa auxiliar no trabalho que será realizado em Mogi, como forma de colaboração, se ele assim concordar.
Comunicação
O Eng. Fernando Telles falou na reunião sobre a criação do perfil da aeamc no LinkedIn, rede social profissional, e solicitou a participação com pequenos artigos da Diretoria para auxiliar no engajamento da página. Foi sugerido pelo Arq. Paulo Pinhal a realização de um workshop sobre LinkedIn, e o Eng. Mauro Rossi disse que o tema pode ser abordado na palestra de inauguração do coworking da aeamc que será focada em inovação. O evento está previsto para o dia 24 de outubro. Na mesma data de inauguração foi agendada uma palestra com o Eng. Fernando para universitários, que deve ser remarcada.
Esporte
Na pauta da reunião, o Eng. Miguel Assis destacou a primeira edição do Torneio de Sinuca aeamc 2023, promovido no dia 23 de setembro. Os participantes foram divididos em duplas, definidas por sorteio: Eng. Miguel Assis & Arq. Paulo Pinhal, Enga. e Arq. Ana Sandim & Eng. Fernando Telles, Arq. Jane Marta e Arq. Nelson Bettoi Batalha, e o Eng. Antonio Custodio e Rafael Telles.
A dupla formada por Miguel e Pinhal foi a campeã, e o segundo lugar ficou com Ana Sandim e Fernando.
Destaque também para a final do Torneio de Futebol da Unabat, realizada no dia 30 de setembro, em Arujá, com a participação do Presidente da aeamc e Diretores. A disputa final foi entre Guarulhos (Asseag) e Ferraz de Vasconcelos (Aspeaf). O time de Guarulhos conquistou o título e vai representar a região na etapa estadual no dia 28 de outubro em São José do Rio Preto.
A Diretoria elogiou o trabalho realizado pelo Arq. Eduardo Habu na organização do torneio, trazendo patrocinadores e conseguindo, inclusive a transmissão ao vivo da grande final. O modelo deste ano deve ser ainda replicado por outras Uniões de Associações do Estado. O Eng. Mauro Rossi ressaltou a participação da equipe de Mogi, que fez um excelente campeonato.
Assuntos Gerais
A Arq. Jane Marta destacou as eleições para o CAU, que vão ocorrer no dia 10 de outubro, através do gov.br, ressaltando a necessidade de atualização do cadastro dos profissionais para participar do pleito. E diferente do processo do Crea-SP, o voto é obrigatório para todos os arquitetos. Jane também se ofereceu para organizar uma biblioteca para profissionais no novo espaço de coworking, o que será avaliado pela Diretoria.
A Eng. e Arq. Ana Sandim falou sobre a participação no evento de lançamento da retomada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes do licenciamento ambiental de alto impacto. O evento, realizado no dia 29 de setembro no auditório da Prefeitura, contou com a presença do Presidente da Cetesb, Thomaz Miazaki de Toledo. Ana disse que não havia até então profissionais habilitados, e agora houve capacitação e haverá apoio da Cetesb. A medida deve acelerar os processos de licenciamento ambiental da cidade.
Outro ponto trazido por Ana foi uma questão do Comphap, com um empreendimento próximo ao Shopping Urupema, no centro de Mogi, que pede a derrubada de uma caixa d’água com valor histórico para a cidade.
O Eng. Miguel Assis destacou o Polo Gerador de Tráfego (PGT), ainda em tramitação em Mogi, citando o exemplo de Jundiaí, onde há uma limitação para o tráfego e atração de pessoas no centro da cidade. Também foi salientada a diferença entre o PGT e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), já aprovado em Mogi, que é mais abrangente em todos os aspectos de incomodidades dos projetos.
O Arq. Wilson Toledo apresentou na reunião o projeto para a construção de um totem na entrada da aeamc, que foi elogiado pelos presentes e aprovado o andamento para execução do projeto.
Pinhal presenteou a aeamc com um livro sobre a história da cidade de Mogi das Cruzes, de autoria do professor Mário Sérgio de Moraes, e falou também sobre o curso que vem fazendo de Arquitetura e Imaginação, pela Universidade de Harvard, e os conteúdos que vem produzindo a partir dele e publicando no Spotify.
O Eng. Joni destacou o lançamento da Certidão de Acervo Operacional (CAO). O serviço, que já está disponível no portal do Crea-SP, foi criado para empresas com interesse em participar de processos licitatórios.