A 15ª Reunião de Diretoria da aeamc da Gestão 2024/205, realizada na segunda-feira, dia 21 de outubro, recebeu alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e representantes da empresa Di Pauli, distribuidora da Intelbras. No encontro também em destaque a conquista do time da aeamc que está final da Copa da UNABAT, a festa de fim de ano e o Torneio de Bilhar, que terá sua segunda edição no sábado, dia 26 de outubro, entre outros temas.
Os estudantes Maria Luiza e Marcos Vinícius, do curso de Engenharia Mecânica da UMC, apresentaram o Projeto Baja Sae, uma competição estudantil internacional que desafia alunos de Engenharia a projetar, construir e testar veículos off-road tipo BAJA, que podem lidar com terrenos com lama e trilhas íngremes. Eles conheceram a iniciativa e, em 2023, iniciaram a equipe, atraindo também alunos desde o primeiro semestre, para participar da competição regional no próximo ano.
O grupo, coordenado pelo Prof. Hugo Glacco Ramos, busca patrocínio para concretizar o projeto. O Presidente da aeamc, Eng. Miguel Assis, colocou à Associação à disposição dos estudantes para auxiliá-los na divulgação do projeto, participando de eventos e também de um dos episódios do Podcast aeamc.
Dando continuidade a pauta do dia, o Eng. Miguel Assis informou sobre a atualização da planta da aeamc na escritura do Cartório, incluindo as áreas adquiridas posteriormente como a faixa lateral e o estacionamento nos fundos da sede. Destaque também para a Festa de Fim de Ano, que será realizada no dia 7 de dezembro, sendo organizada pelo Arq. Wilson Toledo. Ficou definido ainda que o valor da anuidade da aeamc passará de R$ 175 para R$ 182, reajustada pela inflação.
Apresentação
Além dos estudantes, a aeamc recebeu a apresentação da empresa Di Pauli, distribuidora da Intelbras, que está há mais de 20 anos na Vila Industrial, atuando diretamente com revendedores em projetos de segurança eletrônica e com uso de Inteligência Artificial, monitoramento com drones, telas interativas para eventos e escolas, energia solar, carregadores veiculares, entre outros. A empresa também tem o serviço de assistência técnica e oferece treinamentos. A proposta é a realização de um evento em conjunto com a aeamc, como já foi feito na Associação dos Engenheiros de São José dos Campos (veja no link do YouTube abaixo), apresentando novidades do segmento. Ficou definido pela Diretoria que o evento deve ser realizado no mês de fevereiro do próximo ano.
O Eng. Miguel Assis sugeriu ainda a participação da empresa no evento sobre Segurança do Trabalho, que será realizado no dia 28 de novembro, e está sendo organizado pelo Eng. John Hendriu, com a participação de estudantes da Etec Presidente Vargas.
Pauta
Outro destaque foi o ofício enviado pela Associação Amigos do Conjunto Jefferson sobre o Centro Comunitário que será construído, a partir do projeto do Arq. Paulo Pinhal, cedido pela aeamc. O Arquiteto falou que está sendo definida a participação da comunidade na construção, com a contratação de um mestre de obras local e a capacitação para a produção e uso de materiais alternativos.
O projeto Catavento, doado pelo Arquiteto, tem como foco a sustentabilidade, com a utilização de energia eólica e fotovoltaica, e estação de tratamento de esgoto.
Também foi destaque a doação do acervo técnico do Eng. Cláudio Abrahão, que foi um dos Fundadores da aeamc e Professor universitário. Foi definido que será feito um inventário dos itens para a montagem de uma exposição, que poderá ser itinerante, visitando escolas e universidades.
Assuntos gerais
Nos Assuntos gerais, o Arq. Paulo Pinhal falou da reunião do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (Comphap) na quinta-feira, dia 24 de outubro, sobre o tombamento do prédio do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, localizado na Vila Mogilar.
O Eng. Joni Incheglu comentou sobre a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), promovida pelo Confea entre os dias 7 e 10 de outubro em Salvador (BA), com a participação dele e do Eng. Miguel Assis. O evento reuniu cerca de 6 mil profissionais de todo o país. O Engenheiro destacou a palestra sobre inclusão com Pedro Pimenta.
O Eng. Miguel Assis destacou que foram mais de 75 palestras, abordando todas as modalidades da Engenharia e Geociência. Entre os temas abordados no evento: Inteligência Artificial (IA), Eventos Climáticos Extremos, Inovação e Tecnologia, Cidades Inteligentes, Saneamento, Prevenção de Desastres, Internacionalização Profissional, Educação e inclusão, Sustentabilidade, Carbono zero, Programa Mulher, Resiliência e Transição Energética.