Data de publicação: 25/06/2025
A 27ª Reunião de Diretoria da aeamc – Gestão 2024/2025 realizada na segunda-feira, dia 23 de junho, recebeu a Diretora da ETEC, Claudia Oliveira, e o Coordenador do curso Técnico de Segurança do Trabalho, Eng. Antonio Cesar, para ratificar a parceria entre a instituição de ensino, que conta com 2.200 alunos, e a Associação. A parceria será oficializada por meio de um termo de cooperação que deve ser assinado em breve. Também ficou definido que a próxima edição do Fórum de Segurança do Trabalho será realizada na aeamc, como ocorreu no ano passado.
Além do Técnico de Segurança do Trabalho, a ETEC conta ainda com o curso Técnico de Design de Interiores, e ambos os profissionais formados são hoje abarcados pelo Crea-SP. O Eng. Miguel Assis, Presidente da aeamc, sugeriu a realização de uma palestra para apresentação do Crea-SP e também os benefícios concedidos por meio da Mútua. Uma data deve ser marcada após o retorno das aulas.
O Arq. Paulo Pinhal, Conselheiro da aeamc, também sugeriu a participação da ETEC na reunião que deve ser realizada na aeamc sobre os desafios na capacitação para o mercado de trabalho de jovens profissionais. Neste sentido, a Diretora da ETEC falou sobre a plataforma Carreiras, do Centro Paula Souza, responsável pelas ETECs do Estado de São Paulo. A plataforma reúne um banco de dados de alunos da ETEC e permite que as empresas cadastrem vagas.
O Eng. Antonio Cesar destacou a importância do Fórum de Segurança do Trabalho não apenas para compartilhar novos conhecimentos com estudantes e profissionais da área, mas também para networking. A data previamente definida para a terceira edição do Fórum é o dia 6 de novembro.
O Eng. John Hendriu falou sobre o Programa de Apadrinhamento, que será lançado pela aeamc, voltado para jovens profissionais que serão orientados por profissionais seniores, e segundo ele, pode ser estendido para alunos do último semestre da ETEC.
A Diretora da ETEC também convidou para a o encontro de lideranças que será realizado na quinta-feira, dia 26 de junho, na instituição, reunindo empresas e indústrias, e como estas outras ações estão sendo feitas, também em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para destacar o trabalho desenvolvido pela escola e seus alunos.
Campanhas e eventos
O Eng. Miguel Assis destacou ainda as campanhas sociais com a participação da Associação, como na Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes. Além do ponto de coleta de itens para doação na sede da aeamc, deve ser realizada uma arrecadação de valores em dinheiro entre Diretores e associados para a compra de mantas ou meias para serem doados. O prazo para a campanha com doação de valores deve ser até 15 de julho. Outra ação será a doação de descartáveis para a Festa Junina da Associação São Lourenço, que será realizada no dia 27 de julho.
Destaque também para os próximos eventos da Associação, como a Festa Junina que será realizada no dia 5 de julho, e a tradicional Paella, no dia 1 de agosto.
Assuntos gerais
O Eng. Miguel Assis falou sobre a estreia do time da aeamc na Copa de Futebol Society da UNABAT, que será no sábado, dia 28 de junho, em Arujá. Em 2024, a equipe foi campeã da competição.
A Arq. Jane Marta, Diretora da aeamc e Conselheira do CAU-SP, contou sobre sua experiência com o projeto “Guardiões do Patrimônio”, realizado na rede municipal de ensino de Indaiatuba, fruto de uma parceria entre a Mahaus Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (AEAI) e apoio da Prefeitura. A empresa realiza o projeto por meio de um edital de fomento do CAU e, segundo ela, já há outras cidades interessadas na iniciativa que leva alunos para conhecer o patrimônio material, imaterial e paisagístico da cidade.
A Arquiteta também falou sobre a eleição do Conselho da Cidade, o ConCidade, em que ela está como representante do CAU; o Eng. Joni Matos Incheglu, pelo Crea-SP; a Engª e Arq. Ana Sandim, pela aeamc, e o Arq. Paulo Pinhal, pelo Sincomércio. Destaque ainda para a próxima plenária do CAU-SP que será realizada na quinta-feira, dia 26 de junho, e ela sugeriu a produção de pins com o logo da aeamc para ser distribuído aos associados.
O Arq. Paulo Pinhal parabenizou a aeamc pelo evento que reuniu a Prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e a Presidente do Crea-SP, Engª; Ligia Mackey, no início do mês. Ele também sugeriu a realização de um café da manhã mensal, reunindo empresários e profissionais, como tem ocorrido no Sincomércio.
Sobrea a produção do podcast, foi definido que serão realizados orçamentos com estúdios para retomada das gravações.
O Eng. Joni Matos Incheglu falou sobre a importante aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.024/2020, que visa alterar a Lei 5.194/1966, principal regulamentação profissional da área tecnológica, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados na semana passada, e que agora segue para a Comissão de Justiça. Ele, que também é representante do Crea-SP em uma das Diretorias do Fiesp, destacou a participação de Pedro Henrique Ramos Sales, Presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Goinfra, que está promovendo iniciativas diferenciadas com a participação de Organizações Sociais (OS) para além da gestão de equipamentos públicos, abrangendo também a construção de prédios e de obras de infraestrutura.
O Eng. John Hendriu falou sobre seu novo cargo, agora como membro da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Guararema, com foco no trabalho com dados e em um hub de inovação na cidade.
O Eng. Fernando Telles falou sobre o adiamento do evento Engenharia do Empreendedorismo, voltado para o networking entre profissionais da área tecnológica e empreendedores, que seria realizado em agosto. A nova data ainda será definida.
O Eng. Mauro Rossi destacou sobre a inclusão de empresas como associadas da aeamc, o que já acontece em outras associações. O Eng. Joni Matos Incheglu apresentou o exemplo da APEMEC, organização que há 25 anos reúne empresas do setor da construção, e falou sobre a importância de reunir empresas do segmento de Mogi das Cruzes e região com demandas em comum, que possam ser trabalhadas pela Associação junto ao Poder Público, assim como a participação em programas de incentivo. A proposta será estudada pela Diretoria.




Fotos: Paulo Pinhal / Katia Brito