A 22ª Reunião da Diretoria da aeamc Gestão 2022/2023 realizada na segunda-feira, dia 5 de junho, debateu importantes temas, como o Decreto 21726/2023, que regulamenta em Mogi das Cruzes a Lei do Certificado de Inspeção Técnica de Edificações, criada com o apoio da aeamc. Uma das preocupações é quanto à fiscalização do cumprimento das melhorias apontadas no laudo.
O Eng. Orlando Pozzani destacou o Projeto de Lei 6014/2013, de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos –RJ), quando era senador, que tramita na Câmara Federal e determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (Lite). Também foi citada a NBR 16747/2020 que também trata de inspeção predial e estabelece patamares de urgência para correção dos problemas apontados.
O tema também voltará a ser debatido no dia 26 de junho, às 18h30, em evento promovido pela OAB Mogi, com a presença do Diretor da aeamc e Conselheiro do Crea-SP, Eng. Joni Matos Incheglu, e do Secretário de Urbanismo de Mogi das Cruzes, Arq. Claudio de Farias Rodrigues. Os interessados em participar devem doar um quilo de alimento não perecível, na recepção do evento.
Sessão Solene e treinamento
Destaque também na reunião para a Sessão Solene realizada na segunda-feira, dia 5 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, localizada na capital, em homenagem aos 89 anos do Crea-SP, de autoria do deputado estadual Ricardo Madalena (PL), que é engenheiro.
A Sessão Solene contou com a participação do Presidente da aeamc, Eng. Mauro Rossi, e do Diretor, Eng. Joni Matos Incheglu, além de representantes da União das Associações da Bacia do Alto Tietê (Unabat). O Presidente da aeamc ressaltou na reunião a importância da aproximação do Crea-SP com o Legislativo estadual para valorização do trabalho que é realizado. O Eng. Joni disse que há uma Frente da Engenharia em Brasília.
Na segunda-feira, dia 5 de junho, ainda foi realizado o treinamento das secretárias pelo Crea-SP, em Guarulhos, sobre mudanças na prestação de contas, com a participação da Secretária da aeamc, Dulci Fernandes.
Pauta
Também na pauta da reunião a participação da aeamc no Torneio de Futebol Society da Unabat. O time de Mogi está em terceiro lugar na competição que conta com Associações da região e convidadas. A próxima rodada será no dia 24 de junho. Destaque também para a Festa Julina, agendada para 8 de julho, e outros eventos de confraternização da Diretoria.
Entre os temas da reunião também as Oficinas Territoriais Devolutivas que têm sido realizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes sobre a revisão da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS – Lei 7.200/16). A Eng. e Arq. Ana Sandim tem acompanhado e foi definido que será solicitada a realização de uma reunião na aeamc para explanação sobre o tema, provavelmente ainda neste mês de junho.
O Eng. Joni Matos Incheglu destacou ainda a realização do Colégio de Inspetores, que teve uma nova etapa no último fim de semana na cidade de Jaguariúna, e a etapa estadual será realizada nos dias 4 e 5 de agosto em Santos. Também em agosto, entre os dias 8 e 11, acontecerá a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), promovida pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, na cidade de Gramado (RS).
Comunicação e estudantes
Quanto à Comunicação da aeamc, em breve deve ser apresentado o novo site e a próxima edição do Podcast, que já está no quinto episódio, deve contar com três convidados e terá como tema a Inspeção Predial. Para a Revista Virtual Profissionais em Foco, foi reforçada a necessidade de envio de artigos e matérias técnicas. E foi aprovada a indicação do Arq. Nelson Gasparin para que o Eng. Fernando Telles Teixeira passe a ser Diretor Cultural e de Divulgação Adjunto. Uma das sugestões do novo Diretor é a criação do perfil da aeamc no LinkedIn.
Outro ponto definido é o convite que será feito aos coordenadores de cursos da graduação de Engenharia e Arquitetura para a realização de ações com alunos, aproximando-os da Associação e estimulando o networking com profissionais. A ideia é abrir espaço para a publicação de artigos dos estudantes na revista da aeamc e que participem também no Podcast, inclusive como uma forma de premiação para aqueles que mais se destacarem. Também foi sugerido pelo Arq. Paulo Pinhal a criação de grupos no WhatsApp e Telegram.
Finalizando a reunião, para a Campanha do Agasalho deste ano devem ser arrecadados valores em dinheiro para a compra de itens a serem doados.