Um dos destaques da 3ª Reunião da Diretoria da aeamc Gestão 2024/2025, realizada na segunda-feira, dia 4 de março, foi a apresentação do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites (SMAS), do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), do Governo de São Paulo, para representantes das cidades que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). O evento foi realizado no auditório da aeamc no dia 1 de março.
O Presidente da aeamc, Eng. Miguel Assis, participou do evento, assim como os Diretores, Eng. Mauro Rossi, Eng. Joni Matos Incheglu, Eng. Fernando Telles, e a Enga. e Arq. Ana Sandim. Foi destacada a importância da ferramenta que será disponibilizada para as cidades, a partir de um convênio do Governo do Estado com o Governo Federal, com acesso a 168 satélites que permitirão a emissão de alertas para desmatamento, edificações novas ou suprimidas, e limpeza de terreno. Os números são motivo de preocupação, segundo o Eng. Miguel Assis, já que em quatro meses de monitoramento, entre outubro e fevereiro, foram 594 alertas na região do Condemat+, sendo 86 deles em Mogi das Cruzes.
Na reunião, destaque também para a participação da Arq. Terezinha Lucio Rodrigues, que integra um grupo voluntário de arquitetos de Mogi das Cruzes, que junto à Câmara Municipal está elaborando um projeto de lei para Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social (ATHIS). Ela apresentou o projeto, que deve beneficiar engenheiros e arquitetos que serão contratados pela Prefeitura para elaboração e execução dos projetos, e pediu apoio para a realização de uma audiência pública no auditório da aeamc, que deve ocorrer no início de abril, reunindo profissionais.
Também foi sugerido que a aeamc colabore com o projeto, indicando profissionais para a elaboração dos projetos, que devem estar devidamente registrados nos Conselhos de Classe – Crea e CAU. O Arq. Paulo Pinhal sugeriu a realização de capacitações para o aprimoramento técnico desses profissionais, uma vez que a iniciativa terá a chancela da Associação.
O próximo projeto do grupo de arquitetos que se uniram para ajudar a cidade, segundo a Arq. Terezinha, é trabalhar para a redução do tempo de aprovação de projetos pela Prefeitura de Mogi para até um mês.
Posse
O Arq. Wilson Toledo apresentou os últimos detalhes para a cerimônia de posse da nova Diretoria que será realizada nesta sexta-feira, dia 8 de março, com um coquetel comemorativo na sede da aeamc.
Assuntos gerais
A reunião contou com a presença também do Prof. e Eng. Cristiano Crisóstomo, que atua na ETEC Presidente Vargas e na UMC. Ele agradeceu a entrega de materiais solicitados pela instituição para a construção de um telhado didático para aulas de energia fotovoltaica no ano passado. Os itens foram obtidos junto a empresas parceiras. Agora está sendo estudada uma parceria com a Associação São Lourenço para fazer o madeiramento do telhado.
O Eng. Miguel Assis também destacou que foi encaminhado para a Prefeitura de Mogi das Cruzes o ofício discutido na reunião anterior sobre os problemas nas guias da Avenidas das Orquídeas. Outros dois ofícios de 2022 referente cemitérios e resíduos sólidos não haviam sido respondidos até o momento, porém, o Prefeito Caio Cunha esteve na Associação no ano passado e debateu essas questões.
O Eng. Fernando Telles apresentou uma atualização sobre o andamento dos preparativos para a realização da competição “Strongman do Bem”, que será no dia 25 de maio, na aeamc. As camisetas e cotas de patrocínio começaram a ser vendidas nesta semana. A aeamc também já está inscrita para a Copa Unabat deste ano.
O Arq. Paulo Pinhal deve preparar o projeto e verificar as datas para a realização do workshop sobre o Plano Diretor para que candidatos a vereador e também ao Executivo conheçam os instrumentos urbanísticos da cidade. O evento deve ser em conjunto com a Enga. e Arq. Ana Sandim. Também está sendo planejada a data para o Café Tecnológico, sugerido por Pinhal na reunião anterior.
A Enga. e Arq. Ana Sandim destacou questões abordas nos Conselhos Municipais que participa, como do Meio Ambiente e o abandono do projeto de psicultura para repovoamento de espécies nativas nas barragens pela Sabesp, e a Central de Triagem de resíduos que está sendo reformada. Sobre o ConCidade, Ana Sandim falou sobre a liberação de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) para empreendimentos de interesse social, com mais de 300 unidades; a audiência que deve ser realizada sobre a Lei de Uso e Ocupação do Solo, e revisão do EIV e do Plano Diretor.
CAU
A Arq. Jane Marta, Conselheira do CAU/SP, comentou sobre a atual situação do Conselho, que manteve na Presidência e nas Comissões o mesmo grupo da gestão passada. Ela pediu apoio dos Arquitetos da aeamc para que o Conselho cumpra sua função, junto aos profissionais como o Crea, que recentemente assinou um acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para permitir acesso ilimitado ao conteúdo normativo para profissionais registrados e adimplementes com o Sistema Confea/Crea.