Notícias

Confira agora o destaque da nossa página e esteja por dentro das últimas notícias!

Reunião da Diretoria debate projetos e novas iniciativas – 09/05/23

A Diretoria da aeamc se reuniu na segunda-feira, dia 8 de maio, para mais uma reunião da atual gestão, presidida pelo Eng. Mauro Rossi. Na pauta, temas importantes como o Programa de Macrodrenagem da Prefeitura de Mogi das Cruzes que será apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal da Cidade (ConCidade).

O Arq. Nelson Gasparin, Diretor da aeamc, lembrou de um estudo sobre aproveitamento da água na cidade, que já foi feito, propondo a utilização da tubulação existente na cidade e uso de caixas coletoras para evitar pontos de alagamento. O Presidente da aeamc disse que o projeto a ser apresentado pela Prefeitura de Mogi será recepcionado no Conselho e depois analisado de forma técnica pela Associação.

Também na pauta o Centro Comunitário do Conjunto Jefferson, que aguarda recursos para que o projeto elaborado pelo Arq. Paulo Pinhal, cedido por meio da aeamc, seja executado. Outro tema foi a Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) que precisa da  participação de profissionais da Engenharia Química, Agronomia e Engenharia Florestal.

Crea-SP

Destaque ainda para o Colégio de Inspetores, realizado nos dias 28 e 29 de abril em Atibaia pelo Crea-SP, com a participação do Presidente da aeamc e Diretores.  Segundo o Eng. Mauro Rossi, além da capacitação, o Colégio trabalhou com eixos como Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lei de Licitações, entre outros, de onde surgiram propostas da Engenharia que serão encaminhadas ao governo do Estado para possível implementação.

O Eng. Joni Matos Incheglu falou sobre o chamamento aberto pela Crea-SP para a criação de espaços de coworking nas Associações de Engenheiros. A proposta visa criar um ambiente para o profissional desenvolver seu trabalho. As regras de utilização serão definidas por cada Associação. Projetos para o espaço devem ser apresentados para avaliação da Diretoria.

Centro de Mogi

O Eng. Orlando Pozzani, Presidente da Comissão que participa das reuniões propostas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para a revitalização da região central, comentou sobre a reunião que será realizada na próxima quinta-feira, dia 11 de maio, na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), onde serão apresentadas as propostas trazidas pelo Arq. Paulo Pinhal para ocupação de espaços no centro, com medidas como a realização de eventos para ciclistas, a retomada da Festa das Nações e a ampliação do horário de funcionamento do Mercado Municipal e de instrumentos culturais. Uma apresentação foi feita por Pinhal na segunda-feira, dia 8 de maio, para a Comissão antes da reunião da Diretoria.

Outra questão foi o Concurso para a criação de um totem que ajude a melhorar a identidade visual externa da sede da aeamc. A iniciativa foi suspensa e foi proposto pelo Arq. Paulo Pinhal uma ação com alunos do curso de Arquitetura para que eles sejam incentivados a criar essa nova identidade visual, o que deve ser feito em conjunto com a Arq. Ana Sandim.

Outro ponto trazido pelo Eng. Orlando Pozzani foi a reunião da Diretoria com o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, que seria realizada no ano passado e foi adiada. A pauta, com base no projeto Mogi 500 Anos, será retomada e uma nova data marcada. Ele ainda destacou a carta que será enviada ao Presidente da Câmara de Mogi, Marcos Furlan, com todo o histórico e a ativa participação em Conselhos e Comissões para que a aeamc seja declarada de utilidade pública.

Ainda foi sugerida a antecipação da Campanha do Agasalho, que será avaliada pela Diretoria. A festa julina foi marcada para o dia 8 de julho.

Assuntos gerais

Entre os assuntos gerais, o Eng. Joni Matos falou sobre o lançamento em Suzano da Licença para Edificar Automatizada (LEDA), que visa emitir Alvará de Licença para Edificar de maneira automática para construções de baixa complexidade com até 300 metros quadrados. Ele ainda citou a revisão do Código Sanitário do Estado, e como representante do Crea-SP no Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), falou sobre o encontro com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o encaminhamento  para aprovação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Os avanços proporcionados pela Inteligência Artificial foi um dos temas trazidos pelo Arq. Paulo Pinhal, que abordará a questão em uma palestra ministrada por ele na Universidade de Mogi das Cruizes (UMC). O Eng. Fernando Telles, associado da aeamc, comentou sobre sua participação como palestrante no Congresso Ferroviário.

O evento realizado no fim de semana pelo escritório regional do CAU/SP foi destacado pela Arq. Jane Marta, que também voltou a salientar a necessidade de uma chapa para concorrer nas eleições do Conselho deste ano.

O Arq. Nelson Batalha falou sobre as notícias que têm sido veiculadas sobre a volta do projeto que prevê a cobrança de pedágios nas rodovias Mogi -Dutra e Mogi-Beritioga. O Eng. Joni Matos sugeriu que a aeamc se antecipe ao edital e tente agendar uma reunião com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, para debater o tema. O Movimento Pedágio Não deve se reunir para tomar uma decisão diante das últimas notícias.