Os próximos eventos a serem realizados pela aeamc foram o tema central da 20ª Reunião da Diretoria – Gestão 2024/2025, realizada na segunda-feira, dia 10 de março. Estiveram presentes o Presidente, Eng. Miguel Assis; o Vice-Presidente, Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto, e os Diretores, Eng. Celso Antônio Giuseppe, Eng. Fernando Teixeira Telles e a Arq. Jane Marta.
O primeiro tema debatido foi a realização do 2ª Encontro Regional da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), reunindo Alto Tietê e a região de São José dos Campos. O evento será no dia 24 de maio (sábado), das 8 às 13 horas, na sede da aeamc. A Associação estará também como realizadora do encontro, participando com palestras, e deve contar com o apoio da Mútua. Foi decidido que pela temática do evento o Diretor Eng. John Hendriu será convidado para ser um dos palestrantes em nome da aeamc.
O Eng. Miguel Assis destacou também o trabalho coordenado pelo Arq. Paulo Pinhal, Conselheiro da aeamc, para reunir as sugestões para a revisão do Código de Obras e Edificações (COE) de Mogi das Cruzes. Foram realizadas reuniões com a participação da Arq. Sandro Piereti, o Eng. Clécio de Miranda Lima, Arq. Ana Sandim, Arq. Olivio Longato e o Eng. Fernando Telles. As propostas de alteração ao COE foram reunidas por Pinhal e um ofício foi protocolado junto à Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Destaque ainda para o Curso Prático de Inteligência Artificial (IA), que será realizado na aeamc ainda neste semestre, por meio do programa de fomento do Confea. A proposta elaborada por Leandro Ogalha prevê um curso de oito horas, com a participação de especialistas da área e a distribuição aos participantes de um manual técnico digital com o conteúdo do curso.
Assuntos gerais
Após concluir a pauta da reunião, o Eng. Miguel Assis salientou a necessidade de redução de gastos neste ano, incluindo a suspensão temporária do Podcast e a redução das publicações da Revista Virtual Profissionais em Foco, deve passar a ser trimestral. Para o podcast e novas edições da revista, um patrocínio deve ser solicitado à Mútua.
Já o Arq. Nelson Bettoi Batalha Neto destacou a reunião, realizada no dia 27 de janeiro, do Conselho Municipal de Habitação com a Secretaria Municipal de Habitação Social de Regularização Fundiária de Mogi das Cruzes. Segundo ele, um projeto de usucapião por meio da Prefeitura deve ser enviado para a Câmara, o que vai facilitar a aprovação não apenas para famílias de baixa renda. Com o projeto, semelhante ao adotado em Bertioga, a aprovação caberá a uma comissão criada pela Prefeitura.
A Arq. Jane Marta, que é Conselheira do CAU/SP, falou sobre a aprovação da compra de uma sede regional em Ribeirão Preto, aprovada na plenária do Conselho em fevereiro, sem a aprovação das comissões e que foi alvo de questionamentos. Ela também destacou o Seminário de Inteligência Artificial, realizado pelo CAU/SP nesta semana e a expectativa de mais eventos promovidos neste ano. Outro tema foram os termos de cooperação assinados pelo Conselho sem a apresentação dos resultados das parcerias.
Sobre os próximos eventos, o Eng. Fernando Telles deve alterar a data do torneio de boliche, incialmente previsto para o mês de abril. Ele também aguarda a definição do IBAPE-SP sobre o evento que deve ser realizado até abril na aeamc sobre Inspeção Predial, e que deve ter também a participação do Crea-SP.
Destaque também para os preparativos para o evento Engenharia do Empreendedorismo, com foco no networking que deve ser realizado em agosto. Estão sendo definidos os valores de patrocínios, divulgação, brindes e quando será o convite para cada participante.