Notícias

Confira agora o destaque da nossa página e esteja por dentro das últimas notícias!

SindusCon-SP celebra seus 90 anos – 09/09/2024

O SindusCon-SP celebrou no dia 8 de setembro de 2024 seus 90 anos. Sua história está estreitamente ligada ao desenvolvimento da construção e do país nos séculos 20 e 21.

A entidade consagrou-se como representante e interlocutora qualificada das empresas do setor que, com suas obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura, contribui para o crescimento econômico, a geração de empregos, e a sustentabilidade ambiental nacional.

Ao longo de sua longa existência, o SindusCon-SP protagonizou inúmeras ações em favor da capacitação e do fortalecimento das construtoras, e trabalhou com sucesso para a elaboração de políticas públicas que beneficiaram a sociedade, o Estado e o setor.

Nas suas nove décadas de existência, o SindusCon-SP atuou pelo fortalecimento das empresas associadas em diversas áreas como produtividade, industrialização, sustentabilidade, gestão, responsabilidade social, saúde e segurança do trabalho, bem como trabalhou pelo desenvolvimento nacional, com propostas e ações visando políticas públicas que conduzam ao desenvolvimento sustentável do país etc.

De acordo com Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, “a entidade sempre se destacou por unir a tradição na responsabilidade de representar um setor tão importante como a construção, com a inovação contínua que hoje se traduz em obras que atendem às necessidades das famílias adquirentes, do poder público e dos investidores”. 

Confira a íntegra do especial 90 anos aqui.

Universidade Corporativa SindusCon-SP chega ao seu terceiro ano

Em setembro de 2024, a Universidade Corporativa SindusCon-SP chega ao seu terceiro ano de existência, sob a coordenação educacional de Roberto Pastor. Criada com o objetivo de capacitar acadêmicos e profissionais do setor da Construção Civil, a Universidade oferece cursos atualizados e ministrados on-line por profissionais renomados em suas respectivas áreas.   

O objetivo da Universidade é complementar a grade curricular dos cursos de engenharia, arquitetura e outros, com noções de boas práticas para tratar de todas as etapas construtivas, tais como contenções e fundações em obras de edificações, em estruturas de concreto armado, responsabilidades, relacionamento profissional e ética, ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança), canteiros sustentáveis, normas técnicas etc.

A Universidade aborda temas sobre tecnologia, produtividade e eficiência, entre outros. Nos exemplos mais recentes estão: Lean Construction, Qualificação, Gestão de Tempo e Logística de Movimentação de Materiais. Nesses três anos de história, mais de 2.700 alunos já acessaram as aulas.  

Atuam também no Conselho Educacional da Universidade SindusCon-SP: o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan; os membros da diretoria Eduardo Zaidan, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Odair Senra, Jorge Batlouni Neto, Maurício Bianchi, Paulo Rogério Luongo Sanchez, Sergio Cincurá, Renato Genioli, Fábio Villas Bôas; e, os representantes da área de Capacitação do SindusCon-SP, Rosilene Carvalho e André Paes.

Diversas entidades importantes fazem parceria, dentre elas AsBEA-SP, Sebrae-SP, Senai-SP, Ipog, Ibape e Apeop, contribuindo e enriquecendo cada vez mais os conteúdos oferecidos.  

Ainda dá tempo de se inscrever nos cursos desse semestre. Se você não conhece, venha fazer parte também. Saiba mais em  www.sindusconsp.com.br/universidade e confira a programação completa.

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.